ACIC apresenta projeto de cartão que fomenta comércio local

crédito: Rodrigo Palassi

A Câmara promoveu hoje (19) uma reunião, no anfiteatro da Casa Legislativa, para a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic) apresentasse um projeto de cartão de crédito municipal. No encontro, vereadores, comerciantes e servidores puderam conhecer melhor o funcionamento do cartão de benefício Accredito, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ronaldo de Abreu, coordenador de produtos da Facesp, explicou que o cartão apresenta vantagens para o município ao fomentar a economia local e também para a Prefeitura, uma vez que simplifica os procedimentos para a entrega do benefício. O representante da Accredito ainda afirmou que o crédito vai permitir ao servidor que escolha os produtos, as marcas e as quantidades conforme sua preferência em vez de receber a cesta básica.

Abreu disse que existem propostas para a criação de diferentes cartões-benefício, como refeição, material escolar, refeição, social e educação. O representante explicou que a Facesp não é uma operadora de cartão e que o Accredito, criado em 2010, é um programa de fomento ao comércio da cidade, já que evita que os recursos municipais sejam transferidos a outras cidades, o que fortalece os estabelecimentos locais

O presidente da ACIC, Geraldo Freitas, disse que o Accredito seria uma forma de substituir o Cartão Servidor Cidadão, criado e suspenso na administração anterior por causa de inúmeros problemas entre Prefeitura e as operadoras de crédito.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que a proposta precisa ser melhor estudada por todos os vereadores. Ele afirmou que talvez seja necessário alterar a legislação vigente, o que demandaria o Executivo enviar um projeto de lei à Câmara com essa finalidade. "Não posso tomar uma posição unilateral", ponderou o chefe do Legislativo. Por outro lado, ele defendeu ideias novas que gerem novas oportunidades de emprego na cidade.

Participaram da reunião os vereadores Wilson Pio (PSDB), Lala (SD), Sérgio Calçados (PPS), Rafael Tucla (PT), Ivan Hildebrando (PSB), Ricardo Queixão (PDT) e Érika Verçosa (PSDB).

Reunião ACIC - 19/06/2017

fotos: Rodrigo Palassi