Adilson Júnior e Rodrigo Alemão discutem sobre crise financeira e problemas metropolitanos

crédito: Rodrigo Palassi

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PDSB), recebeu hoje (20/09) pela manhã a visita do chefe do Legislativo Santista, o vereador Adilson Júnior (PTB). Os dois participaram da gravação do programa "Visão Legislativa", da TV Câmara Cubatão. Na pauta do encontro, a busca de soluções metropolitanas para problemas comuns e a crise financeira que vem afetando todos os municípios da Baixada Santista.

Adilson Júnior e Rodrigo Alemão discutiram sobre os reflexos econômicos e sociais da desativação de unidades de produção na Usiminas para a região. A empresa fechou cerca de 4 mil postos de trabalho, entre funcionários e prestadores de serviço terceirizados, causando grande impacto em toda Baixada Santista. Os dois vereadores afirmaram que a escalada do desemprego é hoje um dos principais problemas das cidades.

As finanças dos municípios também foram alvo de discussão do encontro entre Adilson Júnior e Rodrigo Alemão. O presidente da Câmara de Santos comentou sobre a decisão do Legislativo Santista de devolver R$ 7 milhões para a Prefeitura a fim de contribuir para o acerto das contas públicas municipais. Ele disse que o repasse é fruto das diversas ações de contenção de despesas que foram colocadas em prática.

O chefe do Legislativo Cubatense destacou que a Câmara devolveu este ano R$ 1.155.000,00 aos cofres municipais. Segundo Rodrigo Alemão, a previsão é de que, até o final de 2017, sejam assegurados mais repasses ao Executivo.

Os chefes legislativos ainda conversaram sobre a grave realidade da saúde na Baixada Santista, especialmente sobre a situação do Hospital Municipal de Cubatão, que teve recentemente seu processo de licitação suspenso pelo Tribunal de Contas. A falta de leitos e os problemas da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do governo estadual, agravam o drama dos moradores da região.

O programa "Visão Legislativa" poderá ser visto nos próximos dias durante a programação da TV Câmara Cubatão, disponível no canal 09 da NET e também na página da emissora no facebook (https://www.facebook.com/tvcamaracubatao/).

O ex-presidente da Câmara de Cubatão, Donizete Tavares do Nascimento, acompanhou a gravação do programa.