Adolescentes do Parlamento Mirim recebem certificados de participação

crédito: Rodrigo Palassi

Na última quinta (22/12), o presidente da Câmara, Dinho Heliodoro (SD) recebeu os integrantes do projeto Parlamento Mirim, desenvolvido pela Divisão Legislativa, com apoio da Unipar Carbocloro. Na ocasião, foram entregues os certificados de participação aos adolescentes que ao longo deste ano vivenciaram o trabalho parlamentar, conhecendo melhor as atribuições dos representantes eleitos e também tendo a oportunidade de discutir temas de grande importância para o município.

O chefe do Legislativo conversou com os participantes do Parlamento Mirim e destacou que a iniciativa desperta o interesse da juventude pela política. O vereador lembrou que em uma das sessões ordinárias realizadas durante 2016, ele utilizou um requerimento elaborado por uma das adolescentes do projeto que reivindica a instalação de centros digitais nos bairros da periferia da cidade.

Durante o mandato de vereador mirim, os adolescentes elaboraram 107 requerimentos que versavam sobre problemas cotidianos da cidades nas mais diferentes áreas (saúde, educação, obras públicas, esporte, cultura, entre outras). Um dos trabalhos apresentados foi a da jovem Victória Barbosa do Rosário, que solicitava a reforma do jardim projetado por Burle Marx, inaugurado em 1990, que contava com um espelho d’água e um monumento em forma de pirâmide em aço. Outro requerimento de destaque foi o de Joanderson dos Santos Barros, que pedia manutenção na pista de skate do Parque Novo Anilinas.

Sylvia Tabarin Vieira, assessora de comunicação corporativa da Unipar Carbocloro, disse que a empresa tem grande orgulho por fazer parte do Parlamento Mirim. Ela afirmou que a iniciativa quer deixar um legado positivo para a cidade. "O jovem só gosta daquilo que ele conhece". Já Alexandre Sartorato, chefe da Divisão Legislativa, destacou que o projeto estimula a cidadania, ao levantar os reais problemas do município a partir do olhar do jovem.

Também participaram da atividade os membros do CCC (Conselho Comunitário Consultivo Unipar Carbocloro), um grupo composto por representantes da sociedade civil que atua na discussão e elaboração de projetos voltados às questões de saúde, segurança e meio ambiente. Os vereadores César da Silva (PSDB), Toninho Vieira (PSDB) e Severino Tarcício (PSB) -  o Doda - também estiveram presentes na solenidade.

Como gesto concreto do Parlamento Mirim,  os adolescentes entregaram uma minuta do projeto de lei que reformula a composição do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), adequando-o à realidade da cidade. Depois da entrega, os jovens acompanharam a sessão extraordinária no plenário da Câmara e se encontraram com os demais vereadores e o prefeito eleito, Ademário da Silva (PSDB).

Adolescentes do Parlamento Mirim recebem certificados de participação. (Crédito: Rodrigo Palassi)