Alunos da UME Espírito Santo participam do programa "A Casa É Sua"

Vinte estudantes da UME Espírito Santo, da Vila Nova, participaram ontem (02/05) do programa "A Casa É Sua". Os alunos, entre 9 a 11 anos, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Câmara Municipal e o trabalho dos vereadores. O chefe do Legislativo Cubatense, Rodrigo Alemão (PSDB), acompanhou as atividades e respondeu a questões feitas pelas crianças.

Num primeiro momento, o coordenador de Comunicação da Câmara, Michel Carvalho, exibiu um vídeo aos participantes do "A Casa É Sua", no anfiteatro do Legislativo. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, o papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã.

Em seguida, os alunos conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os vereadores discutem e votam matérias de interesse público. Os estudantes também tiveram a chance de entender como funcionam as sessões ordinárias e quais são as funções da Mesa Diretora. No lugar dos parlamentares, as crianças puderam manifestar suas reivindicações, como mais espaços de lazer na cidade, a preservação do meio ambiente, acolhimento para pessoas em situação de rua, asfalto de vias públicas, entre outras demandas.

Rodrigo Alemão destacou que o programa "A Casa É Sua" tem o objetivo de estabelecer uma aproximação com a sociedade, especialmente com os mais jovens, para construir uma cidade mais cidadã e participativa. O vereador contou aos estudantes sua trajetória até chegar à presidência da Câmara e destacou que todos podem um dia se tornar representantes eleitos do povo, basta, para isso, respeitar o próximo e se preparar para o cargo.

A professora Cristiane Brito dos Santos, que acompanhou os alunos, disse que o programa "A Casa É Sua" contribui para elevar os conhecimentos das crianças sobre o Legislativo. Ela afirmou que não basta só falar mal da política e não lutar por seus direitos, por isso, a atividade é importante por mostrar que a cidadania se faz na prática.

Durante a visita, os participantes "A Casa É Sua" ainda conheceram o Salão Afonso Schmidt, que abriga as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara, além do Arquivo Histórico.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.