Câmara abre as portas para o Grêmio Estudantil da UME Ulysses Guimarães

Os integrantes do Grêmio Estudantil da UME Ulysses Guimarães, da Vila Natal, participaram hoje (02/08) do Programa Institucional da Câmara de Cubatão, “A Casa É Sua”. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, além de vivenciarem práticas de cidadania ativa.

Num primeiro momento, o coordenador de Comunicação da Câmara, Michel Carvalho, exibiu um vídeo aos participantes do "A Casa É Sua", no anfiteatro do Legislativo. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, o papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã.

Em seguida, os alunos conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os vereadores discutem e votam matérias de interesse público. Sob a responsabilidade do chefe da Divisão Legislativa, Alexandre Sartorato, os estudantes participaram de uma simulação de uma sessão ordinária. No lugar dos parlamentares, as crianças puderam manifestar suas reivindicações para a cidade, como melhorias para a escola em que estudam. Os gremistas da UME Ulysses Guimarães também pedem uma sede própria para o Grêmio Estudantil para que possam desenvolver melhor suas atividades.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), ressaltou que o programa "A Casa É Sua" tem o objetivo de estabelecer uma aproximação com a sociedade, especialmente com os mais jovens, para construir uma cidade mais cidadã e participativa.

Os professores Marlene Araújo e Welinghton Silveira, que acompanharam os alunos da UME Ulysses Guimarães, destacaram o caráter educativo e cidadão do Programa “A Casa É Sua”. Os educadores afirmaram que a iniciativa de abrir as portas do Legislativo ajuda a decodificar a prática parlamentar para a sociedade em geral.

Também participaram dessa edição do Programa “A Casa É Sua” a juíza Fernanda Regina Balbi Lombardi, da Terceira Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cubatão. e os vereadores Rafael Tucla (PT), Toninho Vieira (PSDB) e Cléber do Cavaco (PRB).

O Programa “A Casa É Sua” é uma atividade permanente de educação legislativa da Câmara de Cubatão. A educação legislativa é uma ação organizada pelo Parlamento Cubatense no sentido de capacitar e qualificar a atuação dos munícipes, com destaque para crianças e jovens da rede municipal de ensino, para participarem ativamente do processo democrático, sob a perspectiva específica das questões inerentes às funções e à atuação do Poder Legislativo.

Como Agendar

Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.