Câmara aprova projeto que institui Feira de Cursos e Profissões

Na última sessão (21/11), a Câmara aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei nº 96/2017, que institui a Feira de Cursos e Profissões no calendário oficial do município de Cubatão. A iniciativa, de autoria dos vereadores Sérgio Calçados (PPS) e Rodrigo Alemão (PSDB), deverá ser realizada anualmente no mês de setembro e deve auxiliar os jovens na tomada de decisão acerca da escolha profissional.

Sérgio Calçados (PPS) explicou que a Feira de Cursos e Profissões tem o intuito de fornecer elementos condizentes no processo de escolha e decisão profissional, apresentando possibilidades de vida e futuro para os nossos jovens, com a educação como o maior vínculo na construção de uma vida melhor.

O parlamentar do PPS lembrou que o evento foi idealizado pela professora Zeta Maciel, que promoveu a Feira de Cursos e Profissões na Escola Estadual Professor José da Costa, no bairro 31 de Março. Sérgio Calçados ainda comentou que neste ano as atividades foram realizadas no Centro Educacional Unificado (CEU), no Jardim São Francisco, com a participação de jovens de toda a cidade.

Rodrigo Alemão disse que o projeto de lei, construído a quatro mãos, pretende fomentar a discussão sobre profissões, mercado de trabalho e formação técnica. Ele destacou que as atividades promovidos pela Feira contribuirão para ampliar o universo de escolhas dos jovens, além de fazê-los refletir sobre o futuro.

Já Ivan Hildebrando (PSB) falou sobre a expectativa da instalação de uma unidade da Escola de Técnicas de Economia Criativa (ETECRI) em Cubatão. O vereador comentou que a instituição oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de cinema, moda, mídias sociais e gastronomia, promovendo o desenvolvimento criativo de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Ele ainda disse que o projeto da ETECRI se encontra com o vice-prefeito Pedro de Sá e que possivelmente funcionará na Estação das Artes.

O projeto da Feira de Cursos e Profissões será apreciado em segunda discussão na próxima sessão ordinária.