Câmara aprova reajuste salarial dos servidores públicos de Cubatão

Os vereadores aprovaram hoje (19/06), por unanimidade, o projeto de lei Nº 80/2018 que concede reajuste de 2% aos vencimentos de servidores ativos e inativos da administração pública direta e de suas autarquias. A aprovação da matéria ocorreu em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário, durante a 20ª Sessão Ordinária.

Toninho Vieira (PSDB) criticou o percentual de reajuste concedido pela administração. "Não significa aumento real para o servidor". Segundo o vereador, é inconcebível um valor tão baixo para uma cidade com orçamento tão grande. Ele questionou o relatório de impacto financeiro apresentado pelo governo e pediu maior transparência na gestão das contas públicas. O parlamentar ainda reclamou da redução do contrato da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que, em vez de representar economia, apenas precarizou o serviço prestado à população.

Já Lala (SD) discordou do vereador do PSDB e ressaltou que o prefeito Ademário Oliveira age com responsabilidade ao levar em conta o impacto financeiro do reajuste dos servidores na folha de pagamento. Ele destacou o aumento concedido pelo governo de 50% no vale refeição e o aumento da cesta básica de R$ 210,00 para R$ 400,00.

O líder do governo na Câmara, o vereador Ricardo Queixão (PDT), também destacou o aumento nos benefícios dos servidores e comentou que, apesar de todas as dificuldades financeiras, a administração vem pagando em dia tanto o funcionalismo quanto os prestadores de serviços.

Fábio Roxinho (MDB) corroborou com os posicionamentos dos vereadores do SD e do PDT e afirmou que apenas a cidade de Praia Grande na Baixada Santista concedeu um reajuste salarial na faixa dos 4% para os servidores públicos. Ele chamou a atenção para a questão da folha de pagamento que se encontra perto do limite prudencial, o que comprometeria a possibilidade de um aumento maior.

O projeto de lei segue agora para a sanção do Executivo Municipal.