Câmara realiza palestra sobre prevenção e tratamento da Aids

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara Municipal de Cubatão, promove na próxima quarta (12/12), às 14 horas, a palestra “Aids: prevenção, diagnóstico e tratamento” com o médico infectologista e especialista em hepatites virais, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, que atua no Hospital de Cubatão e é professor universitário. O evento ocorre no plenário do Legislativo.

O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). O Dezembro Vermelho dá sequência às ações do Dia Mundial contra a Aids, celebrando desde 1988 no mundo todo em 1º de dezembro.

Dados divulgados recentemente pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde mostram que de 2006 a 2015, o número de brasileiros infectados pelo vírus da AIDS saltou, na faixa etária de 15 a 19 anos, de 2,4 para 6,9 para cada cem mil habitantes.

No caso de jovens com idades entre 20 e 24 anos, o número passou de 15,9 para 33,1; e para homens com idades entre 25 e 29 anos, de 40,9 para 49,5. Estatisticamente, os números revelam algo mais preocupante do que apenas números de grandes projeções: o vírus da AIDS voltou a crescer, principalmente entre os jovens.

O medo da morte e as imagens cadavéricas de pessoas que definhavam parece que ficaram para trás, mas a doença ainda é grave. Diferentemente da epidemia de HIV que assolou o Brasil na década de 80, a doença tem se alastrado de forma silenciosa entre os jovens.

Durante a palestra, a Secretaria Municipal de Saúde distribuirá preservativos masculino e feminino, além disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testes rápidos de HIV e Sífilis.

BIOGRAFIA - O médico Evaldo Stanislau foi chefe o Serviço de Infectologia e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ana Costa. Ele criou o pioneiro Ambulatório da Liga das Moléstias Infecciosas da Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Além disso, o infectologista foi consultor da Secretaria de Atenção à Saúde no Ministério da Saúde e auxiliou na consolidação da “Lei das Hepatites”, que representou um avanço nas ações de combate à doença.

registrado em: