Campanha da Fraternidade chama a atenção para o cuidado com os mais necessitados

Foto: SCS/CMC

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (28/02), o Ato Solene Alusivo ao Lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2020: "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso". O evento, que ocorreu no Plenário da Casa Legislativa, teve como orador oficial o bispo da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pelo vereador Toninho Vieira (PSDB), autor do projeto que institui a CF no rol de eventos da Casa de Leis local.

Além do bispo, a mesa oficial da solenidade foi composta pelos padres João Chungath, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Lapa; Eniroque Ballerini, pároco da Paróquia São Francisco de Assis; e Wilson José da Silva, vigário da Paróquia São Judas Tadeu; além do vice-prefeito de Cubatão, Pedro de Sá. O Ato Solene contou com as intervenções do representante da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, o psicólogo Eustázio Alves Pereira Filho; e da Irmã Inviolata do Divino Esposo, representante da Fraternidade “O Caminho”.

Dom Tarcísio ressaltou que no período quaresmal os cristãos são chamados a assumir compromissos com a vida plena, com os pobres e com o meio ambiente. O religioso citou, a partir da parábola do samaritano, que existem três passos para que as pessoas adotem uma perspectiva mais empática: “ver”; “sentir compaixão” e “cuidar”. O bispo diocesano ainda chamou a atenção das autoridades públicas para que coloquem em prática ações concretas em favor da vida. “A mortalidade infantil vem crescendo na região”, alertou Dom Tarcísio.

Eustázio comentou sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade. Ele contou que a motivação se encontra na simplicidade de uma parábola através da qual Jesus ilumina o mundo. Há um homem caído na estrada, vítima de assalto e agressão desumana. Há pessoas que passam e seguem adiante, indiferentes ao sofrimento e abandono daquele homem caído. Mas um desconhecido samaritano se aproxima: “Vê, sente compaixão e cuida dele”. Segundo o psicólogo, esse novo olhar sobre o próximo exige sensibilidade e comprometimento.

Já Inviolata destacou o trabalho realizado pelas religiosas de sua ordem que atuam na Casa João XXIII com o atendimento a mulheres viciadas em drogas. Segundo ela, não é fácil lidar com o próximo, mas a recompensa vem de Deus. A religiosa ainda afirmou que a Campanha da Fraternidade é um chamado à compaixão humana.

Pedro de Sá ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade por chamar a atenção da sociedade para um problema social em especial. Para o vice-prefeito, a caridade passa por olhar os desempregados, cada vez em maior número em Cubatão. Segundo ele, as pessoas não têm oportunidades de emprego, o que causa grande desilusão e, em alguns casos, desvios morais. “Precisamos pensar em soluções”, afirmou Pedro de Sá.

Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza e organiza a Campanha da Fraternidade, que se inicia no período da Quaresma, e se estende ao longo do ano, trabalhando sempre com um tema de relevância social, objetivando sempre a reflexão e uma ação prática da sociedade.

Os vereadores Rodrigo Alemão (PSDB), Marcinho (PSB) e Aguinaldo Araújo (PDT) participaram do Ato Solene, que contou com a apresentação musical Coral Vozes de São Francisco.