Comissão começa a apurar problemas no atendimento do Hospital Municipal

Foto: SCS/CMC

A Comissão Especial de Inquérito que investiga os procedimentos médicos no Hospital Municipal realizou hoje (27) sua primeira reunião. O vereador Marcinho (PSB), que preside os trabalhos, e os parlamentares Jair do Bar (PT), Wilson Pio (PSDB), Ricardo Queixão (PDT), Rodrigo Alemão (PSDB), Ivan Hildebrando (PSB) e Toninho Vieira (PSDB) definiram o plano de ação para apurar possíveis falhas na gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) à frente da unidade hospitalar.

A CEI solicitará relatórios e documentos relativos ao número de procedimentos (exames, consultas e cirurgias) que são realizados mensalmente no Hospital Municipal, bem como os dados referentes ao quadro funcional, uma vez que existe a suspeita de redução nas equipes de trabalho. Os vereadores também querem saber se existe uma lista de demanda reprimida em relação ao atendimento de especialidades. Outra preocupação dos parlamentares diz respeito ao montante repassado pelo Poder Executivo à FSFX.

O grupo que apura as supostas irregularidades na gestão da FSFX ainda quer levantar todos os boletins de ocorrência e inquéritos abertos por pacientes contra o Hospital Municipal. Vale lembrar que a CEI foi criada depois de uma série de reclamações contra o atendimento prestado pela Fundação na unidade hospitalar. A morte de uma jovem de 34 anos por falta de um exame de broncoscopia, e o bebê que teve seu braço quebrado durante o parto são alguns dos casos que serão apurados pela CEI.

Na próxima semana, a CEI espera receber a documentação solicitada por parte da FSFX. Marcinho afirma que logo em seguida os responsáveis pela gestão do Hospital Municipal serão convocados para prestar depoimento.

A CEI é formada por todos os vereadores e terá um prazo de 60 dias para investigar a administração do hospital no que diz respeito ao serviço prestado aos pacientes.