Comissão de pais da UME José de Anchieta reclama de mudanças feitas na escola

Durante a 26ª Sessão Ordinária (31/07), os vereadores se reuniram com uma comissão de pais de estudantes da Unidade Municipal de Educação (UME) Padre José de Anchieta, que fica no Parque Fernando Jorge. Segundo o grupo, quando os alunos retornaram do recesso escolar foram surpreendidos com a notícia que a professora responsável pelas aulas tinha sido transferida para a UME Usina Henry Borden, na Vila Light.

De acordo com a comissão, quando a direção da escola foi questionada sobre essa mudança informou que a referida professora recebeu uma ordem superior para se apresentar na Secretaria de Educação (Seduc) e não na UME Padre José de Anchieta. Segundo os pais, os responsáveis da pasta alegaram que há um número baixo de alunos na sala do primeiro ano da mencionada escola, em contrapartida, faltam docentes em outras unidades.

Os pais afirmam que extinguiram uma sala de primeiro ano no meio do ano letivo e realocaram os alunos em outras turmas, prejudicando o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, que tem entre 6 e 7 anos. Segundo a comissão, a Seduc não realizou nenhuma reunião para discutir essas mudanças com os responsáveis dos estudantes. Essas alterações contrariam as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que destacam o papel do vínculo entre discente e professor.

A comissão garante que não consegue se reunir com o vice-prefeito e secretário da Educação, Pedro de Sá, para buscar uma solução para o problema. Os pais dos alunos exigem a revisão dessa transferência no meio do ano letivo, que tanto prejudica os estudantes da UME Padre José de Anchieta.

Rafael Tucla (PT) defendeu a saída do atual secretário de Educação por conta de sucessivos problemas na pasta, como as greves de docentes e os impasses no transporte escolar. Lala (SD) comentou que o vice-prefeito está sobrecarregado por comandar três secretarias - Planejamento, Educação e Cultura. Toninho Vieira (PSDB) também fez coro aos colegas e pediu a troca no comando da pasta. Segundo o vereador, Pedro de Sá não tem conhecimento técnico para ser gestor na área da educação.

Os vereadores se comprometeram a fazer a mediação entre a comissão de pais da UME Padre José de Anchieta e o Executivo Municipal e uma reunião deve ser agendada ainda esta semana.