Comissão de Saúde da Câmara discute reabertura do Hospital Municipal

Com o objetivo de discutir a situação atual do Hospital Municipal, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Marcinho (PSB), realizou na última segunda (17/04) uma reunião para debater o assunto e cobrar medidas efetivas do Executivo para reabertura da unidade hospitalar, que fechou definitivamente suas portas no dia 9 de fevereiro.

Marcinho iniciou a reunião lendo um comunicado que justificava a ausência da secretária de Saúde, Sandra Furquim. Mesmo sem a presença da chefe da pasta, os vereadores e os membros do Conselho Municipal de Saúde fizeram diversos questionamentos a Adenilson Amorim, responsável pela zeladoria do hospital.

Alessandro Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde, lamentou a ausência do prefeito Ademário Oliveira e da secretária Sandra Furquim na reunião. Ele defendeu que o Hospital Municipal seja reaberto, nem que seja de forma parcial, o mais rápido possível.

Os membros do Conselho Municipal de Saúde afirmaram que nenhuma criança nasce na cidade há dez meses. Além disso, os conselheiros relataram que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), muitas vezes, acaba assumindo o papel do Hospital Municipal, mesmo sem estrutura para essa finalidade.

Marcinho afirmou que uma nova reunião será marcada para que o Executivo possa responder aos questionamentos feitos pelos vereadores e o Conselho Municipal de Saúde.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão, e os vereadores Jair do Bar (PT), Cléber do Cavaco (PRB), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Toninho Vieira (PSDB), Ricardo Queixão (PDT) e Lalá (SD) também participaram do encontro.