Comissão de Vereadores fiscaliza Hospital Municipal de Cubatão

Foto: SCS/CMC

Os parlamentares visitaram o Hospital Municipal de Cubatão ontem (09/12), administrado pela Fundação São Francisco Xavier. O acompanhamento foi feito pelo gerente administrativo hospitalar, Gustavo Pontes e pelo diretor clínico do Hospital, Dr. Evaldo Stanislau. A visita faz parte dos trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI), nomeada pela Resolução Nº 2945, responsável por fiscalizar os procedimentos e condutas adotadas pela administração da unidade hospitalar.

O principal questionamento feito pelos parlamentares foi em relação às ocupações do hospital destinado para o Sistema Único de Saúde (SUS) e como funciona o procedimento. “Os leitos são atualizados por hora. Quando ocorre alguma superlotação é ocupado um quarto extra, no caso o leito que seria destinado para quem tem convênio”, explica a enfermeira responsável pelo controle destas vagas.

Os vereadores também questionaram o quadro de médicos disponíveis e suas respectivas disponibilidades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil e adulto, uma vez que os profissionais em alguns casos têm que se desdobrar entre um e outro. “Não seria necessário que houvesse um técnico e um enfermeiro responsável somente pela UTI infantil e outro técnico e um enfermeiro responsável só pela UTI adulto?”, perguntou Marcinho (PSB). Stanislau respondeu que não corre risco de faltar atendimento, porque sempre são observadas as questões da demanda e ainda sim caso haja uma intercorrência técnicos e enfermeiros são deslocados para a UTI. “Atenção para as duas UTI nós sempre vamos ter. Mesmo que em algum momento um técnico ou enfermeiro estejam em horário de pausa, sempre será destinado outro para suprir”, esclareceu.

O vereador Marcinho questionou também os procedimentos realizados em casos de óbito, quanto tempo é destinado para a limpeza e higienização do quarto até que outro paciente retorne. A equipe de enfermagem responsável respondeu que pode levar de trinta minutos até quatro horas dependendo do caso, uma vez que há uma atenção redobrada para que o próximo paciente que for ocupar o quarto não tenha nenhum tipo de infecção.

Os vereadores visitaram ainda a maternidade do hospital, que segundo Dr.Stanislau conta com uma estrutura melhor do que tinha em outros tempos. “Atualmente menos de 2% dos cubatenses nascem fora daqui”, enalteceu.

O último lugar que os parlamentares fiscalizaram foi a lavanderia, em que se procurou saber a procedência da utilização dos produtos químicos do local e se existe um preparo específico para o manuseio do mesmo. Os representantes do local explicaram que existe todo um cuidado no processo da filtragem até a diluição desses produtos.

O vereador Toninho Vieira (PSDB) questionou em relação a inauguração e ativação do Centro Oncológico, uma vez que existe a previsão que tal fato ocorra no início do próximo ano. Pontes explica que a inauguração será feita, mas a ativação só será feito a partir do primeiro registro que for feito. “A partir da abertura do Centro Oncológico, teremos de ter paciência para a sua ativação, pois isso ocorre a partir dos encaminhamentos. Outro detalhe a ser levado em consideração é que aqueles pacientes que estão sendo tratados em outros locais não querem ser transferidos”, esclareceu o gerente hospitalar.

Além dos vereadores Marcinho e Toninho Vieira, Ivan Hildebrando (PSB) e Wilson Pio (PSDB) também estiveram presentes na visita ao Hospital.