Comissão de Vereadores se reunirá com BR Mobilidade e Secretaria Estadual de Transportes

foto: Rodrigo Palassi

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para tratar da integração da malha ferroviária cubatense com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos, realizou hoje (04/09) uma reunião com representantes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

O presidente da Comissão, Rodrigo Alemão (PSDB), deliberou que a CEV se reúna com representantes do grupo BR Mobilidade, responsável pelo funcionamento do VLT, e também da Secretaria Estadual de Logística e Transportes. O vereador quer saber se na elaboração do projeto desse novo meio de transporte foi pensando numa extensão da linha até Cubatão. O chefe do Legislativo ainda solicita que ambos analisem a viabilidade para integração da malha ferroviária local com Santos e também a criação de uma linha de BRT, ligando os dois municípios.

O superintendente da CMT, Jefferson Cansou, entregou aos membros da comissão relatórios com informações acerca do número de usuários que circula nos ônibus municipais e nas lotações, além de documentos relativos aos itinerários das linhas intermunicipais que trafegam em Cubatão. Cansou afirmou que um grupo de trabalho, composto por membros da Prefeitura e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), está sendo criado para discutir essa possibilidade de integração.

Ainda participaram da reunião Rosângela Cândido Salgueiro, representante da CET-Santos e Geoz Ventura de Andrade Junior, coordenador de trânsito, transportes e malha viária da CET.

As empresas EMTU, MRS, ALL/Rumo e VLI foram convocadas para a reunião, mas não enviaram representantes.