Comissão discute alternativas para amenizar o desemprego na cidade

crédito: Rodrigo Palassi

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para discutir medidas para combater o desemprego na cidade, se reuniu no último dia 15 para definir o plano os rumos do grupo de trabalho. Participaram do encontro representantes da Comissão de Desempregados de Cubatão, da Prefeitura, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), além dos parlamentares.

O secretário de Habitação, Obras e Empregos, Benaldo Melo, disse que em mais de setenta dias de gestão, a pasta vem trabalhando para recuperar a credibilidade do Posto de Atendimento ao Trabalhor (PAT). Ele comentou que recentemente seiscentas vagas de emprego foram preenchidas via PAT, com transparência e sem a intermediação de terceiros, como já aconteceu no passado. Melo ainda afirmou que é preciso discutir o melhor modelo de contratação, levando em conta a questão da rotatividade e se o trabalhador está coberto pelo seguro desemprego.

Marcinho (PSB) comentou que, juntamente com o vereador Ivan Hildebrando (PSB), discutiu o problema do desemprego na cidade com o deputado estadual Caio França (PSB). Nesse encontro, os parlamentares sugeriram a implantação da “Via Rápida Emprego”, um projeto do governo estadual que oferece cursos de capacitação numa carreta, além de conceder um auxílio financeiro ao trabalhador que participar da atividade. “São ações que o Legislativo vem fazendo para tentar amenizar essa situação”, disse Marcinho.

Érika Verçosa (PSDB) afirmou que o PAT precisa trabalhar com liberdade, sem dar espaço para indicações de qualquer natureza. Ela comentou que a cidade viveu muito exclusivamente da indústria, mas o cenário mudou e hoje o município precisa buscar alternativas, como o desenvolvimento do turismo. A vereadora disse que o deputado estadual Paulo Correa Junior (PEN) vem trabalhando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que Cubatão se torne uma cidade de interesse turístico e, com isso, possa gerar vagas de emprego.

Aguinaldo Araújo (PDT) sugeriu que os membros da CEV discutam a falta de emprego em Cubatão nas esferas estadual e federal, uma vez que esse problema tem impacto em toda Região Metropolitana da Baixada Santista. O vereador disse que por muito tempo vigorou a ideia de que a cidade tem vagas em abundância, mas a realidade hoje é outra, por isso, é preciso privilegiar os trabalhadores locais no momento da contratação de profissionais.

Os vereadores Ricardo Queixão (PDT), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Rafael Tucla (PT), Jair do Bar (PT) e Lalá (SD) também participaram da reunião. A data da próxima reunião da CEV ainda será marcada pelos integrantes da Comissão.