Comissão escuta sindicalistas sobre risco de acidentes na Refinaria

Comissão escuta sindicalistas sobre risco de acidentes na Refinaria

Foto: Rodrigo Palassi

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investiga os riscos que a redução do quadro operacional da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) vem causando para a unidade, trabalhadores e comunidade, escutou ontem (13/09) Marcelo Juvenal Vasco e Nildemar Corrêa Ruella, ambos do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (SindiPetro-LP). 
Os representantes do SindiPetro-LP reafirmaram as denúncias feitas no dia 1º de agosto, durante a Tribuna Popular, espaço de participação popular criado pela Câmara Municipal. Eles alertaram os vereadores sobre os riscos que representa a decisão da Petrobras de reduzir seu quadro de funcionários, em várias unidades, entre as quais, a RPBC, onde estão sendo extintos, 80 postos de trabalho. 
Os sindicalistas afirmaram que reduzindo o quadro de funcionários, a possibilidade da ocorrência de acidentes por erro humano aumenta. Eles comentaram de todos os acidentes de trabalho, registrados no mundo, 28% deles, ocorrem por erro humano, estatística que não vêm sendo considerada pela direção da Petrobras.
Vasco disse que o SindiPetro-LP apresentará nos próximos dias um relatório na qual a entidade questiona as irregularidades e condições de insegurança ao Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). O sindicalista afirmou que possui elementos que comprovam os vazamentos ocorridos recentemente na RPBC, que são negados pela direção da unidade. 
Os depoentes sugeriram que a CEI solicite os relatórios das auditorias realizadas na RPBC, juntamente com os depoimentos do SindPetro-LP e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Eles também recomendaram que a comissão peça os estudos e levantamentos feitos por órgãos como Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) no que se refere à emissão de gases e de segurança. 
A direção da RPBC enviou um ofício à CEI em que informa que a unidade mantém permanentemente interação com os órgãos reguladores e fiscalizadores, com uma postura proativa no envio de informações e esclarecimento sobre eventuais ocorrências. 
O membro da CEI, o vereador Ivan Hildebrando (PSB), sugeriu que posteriormente seja realizada uma audiência pública, em que todos os envolvidos na questão tenham direito à voz. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), que conduz os trabalhos da comissão, deliberou que solicitará os relatórios supracitados à RPBC. Ele também decidiu que pedirá a relação de operadores por unidade de processo do ano de 2014 até a presente data.
Também participaram da reunião os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT), Jair do Bar (PT) e Sérgio Calçados (PPS).
Comissão escuta sindicalistas sobre risco de acidentes na Refinaria
fotos: Rodrigo Palassi