Em audiência pública, secretária de saúde responde a questionamentos dos vereadores

Foto: SCS/CMC

A Câmara realizou hoje (28/02), a Audiência Pública da Saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2019, em obediência à Lei Complementar No 141, de 13 de janeiro de 2012. A prestação de contas foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, o vereador Ivan Hildebrando (PSB). Durante o evento, Andréa Pinheiro, secretária da pasta, respondeu a uma série de questionamento dos vereadores, dentre eles, a respeito da preocupação pela procura de atendimento por parte de cidadãos de outras cidades.

O vereador Marcinho (PSB) comentou que a partir do problema da Ponte dos Barreiros em São Vicente, há cidadãos que moram na cidade vizinha que têm optado por ser atendido em Cubatão e, com isso, aumenta a demanda dos atendimentos. “Ainda não temos um controle de pacientes que vem de outros municípios, uma vez que muitos deles fornecem endereço de Cubatão, mas quando há a localização buscamos acionar e realocar este paciente para o hospital de sua cidade”, explicou a secretária.

Outro questionamento feito pelo parlamentar do PSB foi a respeito do preparo do município para o coronavírus e quais são as recomendações aos profissionais de saúde dos hospitais e unidades básicas de saúde da cidade. “Os profissionais de saúde já foram capacitados para atenderem estes casos e já foram realizadas reuniões com equipes técnicas para alinhar quais medidas devem ser tomadas”, esclareceu a gestora da saúde.

Já o vereador Ricardo Queixão (PDT) perguntou a respeito do atendimento no Centro de Oncologia, inaugurado no final do ano passado, mas que ainda não está recebendo pacientes. Segundo Andréa Pinheiro, nas primeiras semanas de fevereiro teve a publicação do convênio pactuado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, e no último dia 21 teve o primeiro repasse. “Na próxima semana nos reuniremos para discutir com o município a respeito do fluxo e regulação dos pacientes”, respondeu.

Os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Jair do Bar (PT), Aguinaldo Araújo (PDT) e Rafael Tucla (PT) também estiveram presentes na audiência.

Confira o relatório da Secretaria da Saúde: