Escola do Legislativo abre inscrições para curso on-line de iniciação política

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara Municipal de Cubatão, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, abre inscrições para o Curso On-line de Iniciação Política. Serão disponibilizadas 120 vagas gratuitas destinadas a alunos do ensino médio. A inscrição deve ser feita clicando aquiMais informações podem ser obtidas pelo email: eld@camaracubatao.sp.gov.br.

As atividades do curso serão realizadas ao longo dos dias 19, 20 e 21 de agosto às 10 horas, por meio do aplicativo de videoconferências ‘ZOOM meetings’. Os encontros serão ministrados pelos professores Leandro Torelli, Rodney Amado e Humberto Dantas. O objetivo é que os participantes aprendam conteúdos que permitam o conhecimento da realidade política sem influências ideológicas únicas.

Conteúdo das Aulas

As aulas tratarão dos conceitos fundamentais do campo das políticas públicas, destacando a atuação do Poder Legislativo e sua a legitimidade, a competência e o papel fundamental na democracia brasileira.

Segundo Humberto Dantas, responsável e coordenador da atividade, o programa é fundamental para consolidar o compromisso com a democratização da política. “Formar eleitores conscientes e cidadãos ativos é o intuito maior da equipe e das atividades desenvolvidas e propostas”, destaca.

Serão abordados temas essenciais da filosofia política, que associam a consolidação da democracia a duas bases fundamentais: participação e educação. A primeira, associada à garantia do voto, e a segunda, às questões de acesso formal ao conteúdo necessário à compreensão política e eleitoral.

Parte expressiva desses conteúdos costuma ser tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como de vestibulares e de processos seletivos de empresas que contratam jovens aprendizes e outros.

Certificados
Para receber os certificados de conclusão, será necessário ter, pelo menos, acompanhado duas aulas e preencher o formulário de finalização do curso da Fundação Konrad Adenauer.

Parceria
Parceira da ELD nesta iniciativa, a Fundação Konrad Adenauer é uma instituição alemã, associada ao partido da União Democrata-Cristã. Sua sede fica localizada em Berlim, porém ela está presente no Brasil desde 1969, reunindo lideranças atuais e futuras da política e da sociedade, para incentivar o diálogo sobre os principais desafios do país.

Escola do Legislativo abre inscrições para curso on-line de iniciação política

registrado em: ,