Estudantes da UME Dom Pedro I têm experiência democrática na Câmara

Os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da UME Dom Pedro I vivenciaram ontem (03/05) uma experiência democrática na Câmara Municipal. Os estudantes participaram do programa "A Casa É Sua" e tiveram a oportunidade de eleger seus representantes para ocuparem por um dia a Mesa Diretora do Legislativo. O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e os vereadores Ivan Hildebrando (PSB) e Marcinho (PSB) acompanharam as atividades e responderam às questões elaboradas pelas crianças.

Após a exibição do vídeo sobre aspectos relacionados à cidadania, os estudantes fizeram uma série de perguntas aos vereadores. Entre os questionamentos, pedidos de manutenção na escola em que estudam, localizada na Vila Natal. Os alunos comentaram que a unidade de ensino sofre com a falta de ar-condicionado e com alagamentos em dias de chuva.

Na sequência, os estudantes da UME Dom Pedro I conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os vereadores discutem e votam matérias de interesse público. Numa simulação de votação, os participantes elegeram democraticamente seus representantes para ocupar os cargos da Mesa Diretora: Mirella (presidente), Lucas (vice), Carlos (primeiro-secretário) e Givanilton (segundo-secretário).

As professoras Tânia Donisete Vassão, Sandra Nonato Jubeleo e Danielle Cristina Pereira Souza, responsáveis pelos alunos, destacaram a importância da experiência para o crescimento cidadão das crianças. As educadoras sugeriram que mais atividades de valorização à história e cultura cubatense fossem desenvolvidas na cidade. "Só conhecendo os pontos turísticos e os monumentos históricos fortaleceremos o senso de pertencimento das crianças", ressaltou Sandra.

O vereador Ivan Hildebrando explicou um pouco sobre o processo legislativo aos estudantes e disse que a Câmara está sempre com as portas abertas à população. Já Rodrigo Alemão afirmou que todas as reivindicações feitas pelos alunos e pelas professoras serão objeto da atenção dos parlamentares.

Durante a visita, os participantes "A Casa É Sua" ainda conheceram o Salão Afonso Schmidt, que abriga as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara, além do Arquivo Histórico.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.