Gestores do Hospital Municipal fazem prestação de contas na Câmara
Representantes do Executivo, do Legislativo e munícipes reuniram-se, ontem (18/12), no Plenário da Câmara, para celebrar um ano da reinauguração do Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX). O evento teve o objetivo de prestar contas acerca dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar e apresentar os planos para 2019
O superintendente do hospital, o médico Abner Moreira de Araújo Júnior, apresentou dados sobre os avanços que a unidade teve. Atualmente, a unidade conta com 125 leitos, sendo 10 deles de UTI, além disso, ocorreu a substituição do equipamento de tomógrafo, as obras do anexo hospitalar, no antigo teatro, onde serão entregues novos serviços de saúde à população.
Outro fato significativo, foi a aprovação do programa “Residência Médica”, em que os especialistas além de atender no Hospital Municipal, integrarão toda a rede básica do município. “A gente já pode anunciar aqui, que iramos ampliar mais 20 leitos para o SUS ainda esse ano”, afirma Doutor Abner.
A unidade conta com 128 especialidades médicas, composto por 172 médicos, 128 colaboradores sendo 95% são munícipes. O Hospital Municipal apresenta quatro salas cirurgicas operacionais, mas que serão ampliadas, o pronto socorro obstétrico, sete consultórios médico e um banco de sangue. Neste um ano foram realizados 1.080 partos, 5.105 cirurgias obstetras, 4.416 internações, 1.198 cirurgias, 337 exames laboratoriais. Para o superintendente, o Hospital melhorou a vida do cidadão cubatense, este que anteriormente se via na obrigação de ir a outro município para ser atendido. “Antes do hospital realizar sua abertura, a população chegava a ocupar mais de 20% das unidades de fora, hoje isso não chega a 4%”, ressalta.
A secretária de Saúde, Andréa Pinheiro, chamou atenção para a regularização administrativa do Executivo e os avanços alcançados na área, mas ressaltou que mesmo diante desta conquista do município ainda há muito por fazer. “Celebrar um ano é saber que temos muito a comemorar, mas que também temos muito a fazer”, apontou a gestora.
O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), destacou o legado que deixa para a cidade e aproveitou para parabenizar todos os vereadores e a Prefeitura pelo empenho neste projeto. “É a celebração de um trabalho em conjunto, de harmonia, de Executivo, legislativo e judiciário”, ressaltou o vereador do PSDB.
Já o Prefeito Ademário Oliveira (PSDB), apontou para o fato de não haver no país um modelo de gestão para o hospital semelhante ao de Cubatão. As dificuldades financeiras que existiam na época, impedindo que o município custeasse as obras, mas que através de esforço coletivo foi possível buscar uma alternativa para a reabertura do Hospital.
Segundo o Chefe do Executivo, o município sofria com dificuldades financeiras e por isso não conseguiria custear as obras do Hospital, mas com a administração da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) foi possível trazer a unidade de volta para a população cubatense.
Participaram do evento os vereadores: vice-prefeito e secretário de planejamento, Pedro de Sá, o vice-presidente do Legislativo, Ricardo Queixão (PDT), Wilson Pio (PSDB), Erika Verçosa (PSDB), Lalá (SD), Marcinho (PSB), Jair do Bar (PT), Rafael Tucla (PT) e Toninho Vieira (PSDB).
Ainda durante a reunião, houve uma apresentação cultural, com o violinista Ruan Souto Maior e a bailarina premiada, Yasmin Matos.