Comissão de Vereadores discute integração da malha ferroviária entre Cubatão e Santos

Sob o comando do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Alemão (PSDB), foi instalada na manhã desta sexta-feira, na Sala de Reuniões da Casa de Leis, a Comissão Especial de Vereadores (CEV), que terá a incumbência de no prazo inicial de 45 dias, conduzir os trabalhos, referentes à integração da malha ferroviária ou rodoviária no transporte de passageiros, entre Cubatão e Santos. Participaram, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Pedro de Sá, e o diretor operacional da Companhia Municipal de Trânsito, Sivanildo Olegário de Souza.

Autor do pedido da CEV, Rodrigo Alemão abriu a reunião justificando o objetivo da Comissão, que é buscar uma solução definitiva para desafogar o trânsito existente entre as duas cidades, principalmente no que se refere ao transporte de passageiros. Rodrigo vê na malha ferroviária já existente, a melhor alternativa que poderá ser através do Trem de Passageiros, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ou até mesmo o BRT’S (transporte rápido por ônibus).

O vice-prefeito e secretário de Planejamento do Município, Pedro de Sá participou do encontro e elogiou a iniciativa de se formar uma CEV sobre o tema que já vem sido discutido há algum tempo. “Já aconteceram duas reuniões onde foram abordados aspectos da Mobilidade Urbana, uma na CONDESB, e outra, no Fórum da TV Tribuna, onde o tema foi abordado”, afirmou.

Pedro de Sá informou que, em sua opinião, a melhor alternativa é a utilização da via férrea, com trens de passageiros, que contribuirá para a amenizar o gargalo que fica na entrada e saída de Santos, principalmente nos horários de pico Ele argumentou que a via já está pronta, inclusive existe a possibilidade dos trens irem até as proximidades de uma das estações do VLT, em Santos.

Ainda sobre o VLT, Pedro de Sá destaca, que sua implantação, entre Santos e São Vicente pouco representa a nível metropolitano, e que isso, vem sido discutido amplamente entre as demais cidades da região. Ele concluiu sua intervenção convidando as autoridades presidentes, para importante reunião, marcada para o próximo dia 26, no Gabinete do Prefeito, para a discussão sobre modais de transporte, integração das tarifas entre Santos e Cubatão e o aproveitamento da malha ferroviária existente entre os dois municípios.

Após a explanação do vice-prefeito, o presidente Rodrigo Alemão, na qualidade de presidente da CEV tomou suas primeiras previdências, o encaminhamento de ofícios às empresas que operam o transporte coletivo e de trabalhadores nas indústrias locais, pedindo o fluxo mensal de passageiros no Município. O presidente falou ainda que será agendada reunião da Comissão, e serão convidados, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU, Companhia Municipal de Trânsito – CMT, de Cubatão, para a MRS Logística, e membros dos Poderes Executivo e Legislativo.

Além de Rodrigo Alemão, também integram a CEV os vereadores Cleber do Cavaco (PRB) e Lalá (SD). Caso o prazo de 45 dias não for o suficiente para a conclusão dos trabalhos, o plenário da Câmara poderá prorrogar por mais 45 dias os trabalhos da comissão.

Jorn. Lula Terras – MTb. 13.553