Ivan Hildebrando cobra Trans Líder por problemas no transporte de crianças com deficiência

crédito: Rodrigo Palassi

O vereador Ivan Hildebrando (PSB) promoveu uma reunião entre representantes da Grupo de Apoio a Mães e Pais Especiais de Cubatão (GAMPEC) e Ronaldo Alves Sales, diretor operacional da Viação Trans Líder, empresa responsável pelo transporte municipal da cidade. A pauta do encontro foi discutir ações para que crianças e adolescentes com deficiência não sejam constrangidos nos ônibus coletivos.

As mães do GAMPEC fizeram diversas reclamações acerca do transporte público, desde o despreparado das cobradoras em lidar com as mães até a falta de sensibilidade de motoristas que não esperam as crianças se acomodarem nos assentos e logo dão partida nos veículos, o que pode causar graves acidentes.

As reclamações também se referem a problemas com os cartões de transporte que asseguram gratuidade às crianças com deficiência e aos seus respectivos acompanhantes. Existem diversos casos em que mães tiveram que pagar passagem porque seu crédito no cartão tinha sido bloqueado por exceder o limite mensal.

O diretor operacional da Viação Trans Líder se comprometeu a resolver os problemas apresentados pelo GAMPEC. Ele disse que o bloqueio dos cartões é feito para combater fraudes, que ocorrem frequentemente. Sales ainda afirmou que a empresa investirá em campanhas educativas para conscientizar a população e treinamento para os funcionários para saber trabalhar com a questão da acessibilidade.

Ivan Hildebrando disse que acompanhará atentamente as ações da Trans Líder no sentido de amenizar os problemas sofridos pelas crianças e adolescentes com deficiência. O parlamentar afirmou que o descaso com os mais vulneráveis é inaceitável.