Legislativo homenageia Cia. de Dança de Cubatão por conquistas em Joinville

Os grandes resultados alcançados pela Cia. de Dança de Cubatão na 36ª edição do Festival de Joinville (SC) foram reconhecidos pelo chefe do Legislativo, Rodrigo Alemão (PSDB), durante a última sessão (31/07). A competição é considerada uma das principais dos circuitos de dança do mundo e a única a reunir sete gêneros desta arte: balé clássico; balé clássico de repertório; contemporâneo; jazz; sapateado; danças populares e danças urbanas. O vereador apresentou moção de aplauso ao grupo artístico e destacou o feito atingido pela jovem cubatense Yasmin Mattos, que recebeu o título de melhor bailarina do Festival de Joinville.

Durante sua fala, Rodrigo Alemão comentou sobre as conquistas Cia. de Dança de Cubatão, que recebeu o prêmio especial de melhor grupo do maior festival de dança do Brasil. Essa premiação se orienta pelas indicações da curadoria do Festival e dos jurados, que levam em conta a performance das equipes. O destaque é dado àqueles que obtiveram um desempenho muito acima da média durante as apresentações - o que vale para grupos e bailarinos. O grupo cubatense obteve prêmios em todas as categorias em que competiu, ocupando o seleto lugar de companhias que realizaram tal feito em 36 anos de festival.

O presidente da Câmara destacou o trabalho e a dedicação de Vanessa Toledo, diretora artística da Cia., e de Zeca Rodrigues, que recebeu a indicação de melhor coreógrafo. Além dos especiais, a Cia. de Dança também conquistou ouro na categoria conjunto jazz avançado com "Além daqui...", de Zeca Rodrigues; ouro em solo contemporâneo sênior com "Mais do que palavras", uma criação de Claudionor Alves interpretada por Yasmin Mattos; 2º posição em solo contemporâneo sênior com "Em silêncio...", de Flávia Sá, também dançado por Yasmin; e o 3º lugar desta quinta-feira (26) com "Apenas...", também de Flávia Sá.

Yasmin Mattos obteve bons resultados em todas as coreografias classificadas da Cia., sendo duas delas em primeiro lugar, rendendo-lhe o prêmio de Melhor Bailarina do Festival Internacional de Dança de Joinville. Aos 21 anos de idade, a cubatense é formada em balé pela Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (ETMD) e há 7 anos integra o elenco da Cia. de Dança de Cubatão. Também faz parte do Grupo Palco e Cia., que pertence à ETMD.

Rodrigo Alemão ressaltou a garra e a determinação da Cia., que precisou realizar oficinas e mostras coreográficas para arrecadar verba para a viagem. “É um marco para a história da dança regional. A partir de agora o nome de Cubatão ficará registrado para a eternidade no maior Festival de Dança do Mundo”, frisou o parlamentar, que lembrou a situação de insegurança que vivem atualmente os grupos artísticos da cidade.

O chefe do Legislativo ainda pediu urgência ao Executivo para buscar uma solução para o fim da ajuda aos grupos artísticos, que recentemente foram impactados pela decisão da justiça que considerou inconstitucional a Lei Nº 3232, de 4 de abril de 2008, que instituiu formalmente os corpos estáveis municipais. Na prática, a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) representa o cancelamento da ajuda de custo para artistas e gestores culturais da cidade.

A Câmara chegou a criar uma comissão com representantes do Legislativo, Executivo e dos coletivos de cultura para estudar modalidades alternativas de financiamento dos grupos artísticos, como ocorre em outros municípios.

Rafael Tucla cobrou um apoio mais efetivo do Poder Executivo aos grupos artísticos da cidade. Ele recordou que ano passado apresentou uma emenda impositiva no valor de R$ 24.000,00 no orçamento municipal de 2018 relativa à realização do FESTAC. O parlamentar disse que atendeu a um pedido dos coletivos de teatro do município

Ao enaltecer as conquistas da Cia. de Dança de Cubatão no Festival de Joinville, Ivan Hildebrando (PSB) sugeriu que a iniciativa privada, por meio do Centro das Industrias do Estado de São Paulo (CIESP), ajude a patrocinar os grupos artísticos da cidade.