Oficina dá dicas para desenvolver uma escrita criativa e sem erros

Oficina dá dicas para desenvolver uma escrita criativa e sem erros

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) promoveu ontem (05/12) a oficina "Escreva Bem e Comunique-se Melhor", com a jornalista e professora de língua portuguesa Marisol de Andrade, editora do blog Bem Expresso. Durante o encontro, os participantes aprenderam como desenvolver uma escrita criativa e redigir textos sem erros, tanto no ambiente corporativo quanto no mundo acadêmico.

A jornalista ressaltou que para escrever bem é preciso primeiramente elevar o próprio capital cultural, ou seja, o repertório. A palestrante sugeriu que uma série de leituras aos participantes, como biografias de personalidades que quebraram paradigmas. Além de melhorar o vocabulário e a argumentação, essas referências servem para desenvolver a empatia e a imaginação, atributos importantes na hora da escrita.

Marisol ressaltou que a qualidade do texto depende de algumas qualidades, como harmonia, clareza, coerência, concisão e coesão. Por meio de exemplos retirados de textos jornalísticos e literários, a palestrante comentou que ao escrever, as pessoas devem evitar a repetição de sons, palavras e idéias. Outros vícios linguísticos indesejáveis são a cacofonia, a ambuiguidade e o excesso de “que”.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de praticar o que aprenderam com um exercício de produção textual. Marisol comentou ainda que é preciso compreender a natureza do texto solicitado para, então, começar a redigi-lo. Num ambiente mais institucional, pede-se uma linguagem formal, mas sem rebuscamento; já nas redes sociais, é permitido um tom mais informal, respeitando evidentemente a correção gramatical.

A próxima atividade da Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) será a palestra “Aids: prevenção, diagnóstico e tratamento”, a ser realizada na próxima quarta (12/12), às 14 horas, no plenário da Câmara, sob a responsabilidade do médico infectologista e especialista em hepatites virais, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, que atua no Hospital de Cubatão e é professor universitário.

registrado em: