Parceria entre Câmaras de Cubatão e Santos promoverá curso de iniciação política

Com o intuito de formar eleitores conscientes e cidadãos ativos, as Câmaras Municipais de Cubatão e Santos, representadas por seus respectivos presidentes, Fábio Roxinho e Rui de Rosis lançaram ontem (19), na sede do Legislativo Santista, o Curso de Iniciação Política para Jovens, que será ministrado por docentes da Fundação Konrad Adenauer (KAS), uma instituição alemã, independente e sem fins lucrativos .

O público alvo são os jovens de 15 a 18 anos (preferencialmente alunos do 3° ano do ensino médio) e os jovens do CAMP de Cubatão. O curso terá carga horária total de 9 horas, e será realizado no auditório da Câmara Municipal de Santos, na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, entre os dias 3 a 5 de março, das 9h30 às 12h30.

Participaram também do encontro Vanessa Ratton, coordenadora da Escola do Legislativo e da Cidadania de Santos; Douglas Predo, coordenador da Escola do Legislativo e da Democracia de Cubatão, e Alexandre Marques, representante da Diretoria de Ensino de Santos.

O curso tem como objetivo discutir os conceitos de democracia, cidadania e a organização do Estado no Brasil com ênfase em exemplos e discussões que sejam aplicados à nossa realidade municipal. Parte expressiva daquilo que se discutirá em sala de aula costuma ser tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos vestibulares do país. Os conteúdos também são exigidos nos processos seletivos de empresas que contratam jovens aprendizes.

“Nós estamos com uma satisfação imensa dessa colaboração com a Câmara de Santos. Há um tempo, tivemos uma palestra com os alunos do CAMP Cubatão e realmente o pessoal está antenado. Jovens de 16 e 17 anos fazem perguntas embaraçosas, e entendemos a oposição deles, cobrando mesmo e é isso que nós políticos queremos, é a participação. A ELD veio mostrar como funciona a política e o que é a política. E essa parceria com a Fundação KAS, tenho certeza que vai ser para Santos, Cubatão e região, um divisor de águas”, comentou Roxinho.

O presidente da Câmara de Santos afirmou que quando uma pessoa não gosta de política, acaba abrindo espaço para os maus políticos e ainda vai ter que seguir as leis que eles irão elaborar. De Rosis ainda disse que o que mais importa é o conhecimento e esse curso irá ampliar o conhecimento dos jovens sobre o sistema político.

“Eu acho interessante destacar que o curso é de política mas, em momento algum, vai ter conotação partidária. Independente de estarmos entrando no período eleitoral, a discussão política será realizada de maneira ampla, não há nenhum partidarismo nessa discussão”, afirmou Predo.

Histórico – Os cursos de política oferecidos pela Fundação KAS nasceram do interesse direto de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Ciência Política da USP de levarem adiante aspectos centrais de nossa democracia. A partir de 2003, as ações começaram a ser disseminadas sob os mais diferentes formatos em diversas parcerias, com destaque para organizações públicas, empresas e instituições do terceiro setor.