Parlamentares destinarão emendas impositivas para a construção de batalhão da PM
Os parlamentares se reuniram ontem (01/10) com o comandante Elizardo Matos Lyrio, da 4ª Companhia do 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (4ª Cia do BPM), para alinhar a destinação de emendas impositivas para a construção de um novo batalhão da corporação no Jardim Casqueiro, uma vez que o local atual encontra-se em estado precário de preservação. No encontro, os parlamentares discutiram com a autoridade policial a possibilidade de encaminhar o total de R$ 900 mil para esta finalidade.
O vereador Rafael Tucla (PT) se comprometeu a colaborar e aproveitou para sugerir a ampliação do teto de gastos para outras pastas além da saúde. Para o exercício de 2020, os parlamentares terão à disposição o total de R$ 11 milhões em emendas impositivas, conforme projeto de lei com proposta de orçamento municipal, entregue esta semana na Câmara. Desse percentual, 50% obrigatoriamente é destinado para a área da saúde.
O vereador Dr. Anderson Veterinário (PRB), criticou o fato de que se precise dos recursos das emendas parlamentares. “Segurança Pública seria de competência do Estado e tudo está sendo atribuição de emenda impositiva do vereador”, criticou.
Já o vereador Toninho Vieira (PSDB) mesmo entendendo que era uma obrigação do Estado, também se comprometeu a ajudar. “A segurança pública é sim de responsabilidade do Governo Estadual, mas observando as condições que eles estão passando, não podemos deixar de contribuir”, disse o parlamentar.
O capitão Matos comentou que outra iniciativa a ser tomada é buscar recursos diretamente com o Poder Executivo, mas que antes a colaboração dos parlamentares seria fundamental para iniciar as obras.
O chefe do Legislativo, Fábio Roxinho (MDB), comentou que em breve se reunirá com todos os parlamentares para discutir a possibilidade de alteração nas emendas impositivas e a sua destinação para a construção do batalhão.
Os vereadores Jair do Bar (PT); Cléber do Cavaco (PRB); Ricardo Queixão (PDT); Wilson Pio (PSDB); Lalá (LD), Aguinaldo Araújo (PDT); Sérgio Calçados (Cidadania) e o diretor-secretário do Legislativo, Wanderley Mange de Oliveira, também estiveram presentes.
Atualizado em 02/10/19 às 16h49.