Parlamentares participam da cerimônia de reabertura do Hospital Municipal

crédito: Rodrigo Palassi

Os vereadores fizeram parte hoje (01/12) da cerimônia de reabertura do Hospital Municipal de Cubatão Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva. A primeira fase do projeto de reativação da unidade inclui serviços de média complexidade, 75 leitos voltados para o SUS, maternidade, centro cirúrgico e unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo a Fundação São Francisco Xavier (FSFX),gestora do hospital, os serviços de medicina hiperbárica, hemodiálise e quimioterapia serão ofertados à comunidade em 2018.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que se sentia muito feliz pela reabertura da unidade hospitalar, não só como chefe do Legislativo, mas como cubatense de nascimento e morador da cidade. Ele ressaltou que o Parlamento Cubatense está à disposição da sociedade, cumprimento as tarefas de legislar, representar o povo e fiscalizar o Executivo. "Estaremos sempre trabalhando por uma cidade mais justa", afirmou Rodrigo Alemão.

Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX, comentou que os últimos quarenta dias foram de muito trabalho para finalizar os serviços de reforma e manutenção no Hospital Municipal. O gestor disse que a fundação pretende usar todo seu know-how na área da saúde para oferecer serviços de qualidade para a população cubatense. Ramos ainda lembrou que FSFX administra há mais de 50 anos o Hospital Márcio Cunha, na cidade de Ipatinga (MG), que é referência na região leste de Minas Gerais por oferecer um atendimento certificado e de excelência.

Sergio Leite, presidente da Usiminas, garantiu que o novo Hospital Municipal de Cubatão será um dos melhores da Baixada Santista. Ele admitiu que a empresa enfrentou momentos difíceis nos últimos anos, mas que a crise está passando e os balanços financeiros deste ano mostram a retomada de investimento do grupo. "Ainda tempos um longo caminho, mas voltaremos a ser uma empresa de referência".

O prefeito Ademário Oliveira recordou que seu governo encontrou um quadro caótico e teve estabelecer prioridades, como a reabertura do Hospital Municipal. O chefe do Executivo agradeceu ao Legislativo, por ter paciência com a administração e compreender a necessidade de união entre os poderes. "A Câmara reagiu na velocidade que a sociedade exigiu", ressaltou Oliveira. Ele ainda acrescentou que a parceria entre a Prefeitura e a FSFX se deve a um projeto economicamente sustentável, que não onera os cofres públicos.

Participaram da solenidade os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Érika Verçosa (PSDB), Ricardo Queixão (PDT), Fábio Roxinho (PMDB), Rafael Tucla (PT), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Ivan Hildebrando (PSB), Jair do Bar (PT), Sérgio Calçados (PPS), Aguinaldo Araújo (PDT), Cleber do Cavaco (PRB), Marcinho (PSB), Wilson Pio (PSDB) e Lalá (SD).

Os deputados estaduais Caio França (PSB), Wellington Moura (PRB), Paulo Corrêa Jr (PEN), Cássio Navarro (PMDB) e o ex-prefeito Nei Serra também estiveram presentes na reabertura do Hospital Municipal de Cubatão.

A Reforma

A primeira fase da obra incluiu as adequações e adaptações de três andares da estrutura hospitalar, atendendo as normas da Vigilância Sanitária. Além da pintura de 7.500 m2, a rede elétrica foi recondicionada, com a revisão dos quadros elétricos e transformadores, troca de disjuntores, tomadas e lâmpadas, além da instalação de todos os cabos.

Reabertura Hospital Municipal - 01/12/2017

Reabertura do Hospital - 01/12/2017