Parlamentares participam de visita técnica ao Hospital Municipal

Na última quarta-feira (01/11), os vereadores participaram da visita técnica ao Hospital Municipal de Cubatão e puderam verificar o andamento das obras. Na ocasião, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), nova gestora do hospital, anunciou que abrirá a unidade em 4 de dezembro com 10 leitos para a Unidade de Terapia Intensiva para neonatal, o que significa quatro a mais do que o estipulado em contrato.

Durante a visita, o médico Abner Moreira, superintendente do hospital, toda estrutura e equipamentos estão sendo recuperados ou trocados e que os sistemas de energia elétrica, hidráulico e de gases estão passando por uma revisão geral. Moreira informou que apenas 5% do mobiliário hospitalar será reaproveitado.

O superintendente do hospital afirmou que o objetivo da ampliação é dotar o hospital de características que possam habilitá-lo a oferecer tratamentos de complexidade ou recursos econômicos ou financeiros de programas estaduais e federais. O médico ainda comentou que a subestação de energia ainda será reformada e instalada uma estação de tratamento de esgoto.

O presidente da Câmara. Rodrigo Alemão (PSDB), ressaltou o papel decisivo do Legislativo no processo de reabertura do Hospital Municipal. O vereador comentou que a Casa de Leis realizou audiências públicas para discutir a incorporação do inacabado teatro ao futuro complexo de saúde. Sobre o andamento das obras, Rodrigo Alemão se disse animado em relação ao cumprimento do prazo pela FSFX.

O prefeito Ademário Oliveira disse que está muito esperançoso acerca da reabertura do Hospital Municipal. “São mais de 100 homens trabalhando 24 horas para entregar a reforma dentro do cronograma”. O chefe do Executivo comentou que a visita às instalações mostrou que o estado da unidade hospitalar era de abandono e de precariedade. Ele ainda destacou que o sonho idealizado pela administração nesses últimos meses está sendo concretizado.

Paula Covas, diretora regional da Secretaria de Saúde do Estado, disse que está satisfeita pelo que observou durante a visita técnica. Ela afirmou que está feliz pela possibilidade de a maternidade ser entregue antes do prazo previsto.

Participaram da visita o vice-prefeito Pedro de Sá, a secretária de Saúde, Andrea Pinheiro, os vereadores Ivan Hildebrando (PDT), Ricardo Queixão (PDT), Toninho Vieira (PSDB), Jair do Bar (PT), Érika Verçosa (PSDB), Wilson Pio (PSDB), Lala (SD), Sérgio Calçados (PPS), Marcinho (PSB) e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro de Oliveira.