Parlamentares pedem transparência na divulgação de informações da Cetesb

Os vereadores se reuniram ontem (13/12) com o gerente da unidade de Cubatão da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Marcos Cipriano. Na pauta de discussão, a emissão de gases na cidade e o forte odor sentido pela população. Os parlamentares cobraram um canal de comunicação direto com a autarquia estadual a fim de informarem aos munícipes sobre a gravidade de possíveis incidentes.

Cipriano explicou que as causas do forte cheiro sentido em alguns bairros no dia 16 de novembro ainda estão sendo investigadas pelos técnicos da Cetesb. "O munícipe não conhece o odor, acha que tudo é gás", afirmou o gerente. Ele ressaltou que no dia do incidente uma ventania se abateu sobre a cidade, o que dificulta a identificação da origem do odor, uma vez que poderia ter como fonte lugares mais distantes.

O gerente ressaltou que Cubatão é pioneira no monitoramento e controle de emissão de poluentes, contando com três estações medidoras. Cipriano disse que a Cetesb vem vistoriando a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) frequentemente, sendo que a empresa foi multada este ano por conta de uma parada na termelétrica, que o desvio do fluxo gasoso para as tochas, aumentando o volume da queima.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), criticou a falta de informações da Cetesb nesses episódios. Ele defendeu a aproximação entre o órgão estadual e a Defesa Civil da cidade. O vereador ainda sugeriu que o valor da multa aplicada às empresas do Pólo Industrial seja depositado no Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Ivan Hildebrando (PSB) disse que Cubatão pode ser considerado um barril de pólvora, por isso, merece uma atenção especial da Cetesb. O vereador disse que em tempos de redes sociais, o alarde a respeito de vazamentos de gás é imediato, o que acaba causando um pânico coletivo. O parlamentar defendeu a criação de estratégias mais eficientes de comunicação com a população por parte da companhia estadual.

No final da reunião, o presidente da Câmara solicitou ao gerente local da Cetesb os estudos sobre a qualidade de ar referentes ao município e também as conclusões sobre as investigações acerca do incidente do dia 16 de novembro. Os vereadores Ricardo Queixão (PDT), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Wilson Pio (PSDB) e Marcinho (PSB) também participaram da reunião.

Atualizado em 14/12/17 às 15:03