Parlamentares se reúnem com funcionalismo municipal para discutir cesta básica

Os vereadores se reuniram hoje (25/04), pela manhã, com uma comissão de representantes dos servidores municipais a fim de discutir o projeto Nº 54/2018, de autoria do prefeito Ademário Oliveira, que faz alterações sobre o fornecimento de cesta básica para o funcionalismo público.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), conduziu a reunião e disse que o objetivo do encontro era consultar o funcionalismo público sobre a melhor maneira de fornecer a cesta básica, se em produtos ou na forma de um cartão alimentação, que consistiria em crédito em cartão eletrônico. O vereador defendeu uma ampla discussão sobre o projeto elaborado pelo Executivo Municipal com todas entidades ligadas aos servidores municipais, tanto ativos quanto inativos.

Os representantes do funcionalismo ressaltaram que não houve diálogo prévio entre o Poder Executivo e as entidades que representam os servidores. Eles também se posicionaram contrários ao projeto Nº 54/2018 e pediram que o a administração retire a propositura a fim de promover um debate aprofundado sobre a questão. A comissão ainda sugeriu que caso o referido projeto não seja retirado pela Prefeitura, o mesmo deveria ser rejeitado pela Câmara.

A comissão demonstrou ser favorável ao fornecimento de cesta básica de alimentos, além disso, os representantes defenderam que caso a concessão fosse feita por meio de cartão alimentação, o mesmo deverá ser aceito em comércios tanto de Cubatão quanto de fora do município. Os servidores reclamaram que hoje a administração só paga 70% do valor integral da cesta básica e que este montante não é reajustado anualmente

No final da reunião, os vereadores e a comissão decidiram que encaminharão a ata oficial do encontro para o prefeito Ademário Oliveira e solicitarão informações sobre possíveis débitos do Poder Executivo com os fornecedores de cestas básicas.

Os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT), Ivan Hildebrando (PSB), Marcinho (PSB), Sérgio Calçados (PPS) e Wilson Pio (PSDB) participaram da reunião. O presidente dos Servidores Públicos Municipais de Cubatão (SISPUC), Jorge Daniel Santos; a presidente da Associação dos Funcionários Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas de Cubatão (AFUMAPEC), Celia Lopes de Oliveira Bezerra; e a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC), Nilza Bretas de Carvalho Landim, estiveram presentes no encontro.