Parlamentares se reúnem com representante dos aposentados e pensionistas municipais

crédito: Rodrigo Palassi

Os vereadores se reuniram ontem (08/08) com a presidente da Associação dos Funcionários Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas de Cubatão (AFUMAPEC), Célia Lopes, durante a suspensão da sessão ordinária. O assunto em pauta foi o atraso no pagamento dos salários de julho dos inativos, que havia sido pago somente na tarde de terça. Os vencimentos deveriam estar disponíveis na conta já na última segunda (07/08), por ser o quinto dia útil, data limite fixada por lei.

Célia disse que o aposentado vem sendo desrespeitado continuamente em Cubatão. Ela recordou que na gestão anterior, os atrasos eram recorrentes. "Durante 2016, nós passamos, assim, um ano terrível". A representante da AFUMAPEC critica a Prefeitura por condicionar o pagamento dos inativos ao repasse da parcela do ICMS por parte do governo estadual, referente a tributos das indústrias.

A presidente da AFUMAPEC pediu aos vereadores que intercedam junto ao Executivo para que os aposentados e pensionistas voltem a receber o salário na mesma data dos servidores da ativa. "Nós não podemos ficar relegados a segundo plano". Célia alertou para o mês de setembro em que o quinto útil seria somente dia 11, por conta do feriado da Independência do Brasil (07/09) e do ponto facultativo (08/09).

O vereador Ivan Hildebrando (PSB) disse que existe de fato esse problema de fluxo de caixa da Prefeitura, que a obriga a aguardar o repasse do ICMS - principal fonte de receita orçamentária do município. No entanto, o vereador criticou a nota oficial da Prefeitura, que associa o atraso no pagamento dos inativos ao aumento do número de aposentados neste ano. Ele disse que espera que este problema de gestão não volte a prejudicar os aposentados.