Petroleiros acusam direção da Petrobrás de reduzir quadro de funcionários e colocar em risco a segurança das comunidades próximas

crédito: Lula Terras

Uma comissão de dirigentes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista esteve na manhã desta quarta-feira, dia 19, na Câmara Municipal, sendo recebidos pelo presidente Rodrigo Alemão (PSDB). O motivo da visita, segundo o coordenador geral, Adaedson B. Costa foi comunicar o Poder Legislativo da insegurança que ronda a Refinaria Presidente Bernardes, devido à redução do quadro das Unidades de Refino da Empresa.

Em Cubatão, essa medida tomada pela gerência da estatal provoca a redução de 80 postos de trabalho. “Tudo isso, baseado em estudos questionáveis e que aumenta o risco de acidentes ampliados, uma vez que a nossa Refinaria é vizinha da comunidade de Vila Elizabeth e está a menos de um quilômetro do Centro da Cidade, o que já dá um parâmetro preocupante, no caso de um acidente grave que possa ocorrer”, alerta do diretor secretário do Sindicato, Marcelo Juvenal.

Também o diretor do Departamento de Terceirizados, Fábio Mello se mostrou preocupado com a insegurança na empresa. Ele faz questão de dizer que esses problemas nada tem a ver com a Petrobrás, “que é uma empresa maravilhosa, e sim, de quem a está gerindo e tomando medidas arriscadas, como essa redução do quadro de funcionários, com o objetivo de reduzir gastos”, afirmou o dirigente que diz que o grupo já esteve no Ministério Público para narrar os problemas.

As informações passadas pelos sindicalistas preocuparam o presidente da Casa de Leis, que solicitou deles, um requerimento com as informações, para que seja encaminhado à duas Comissões Permanentes da Câmara: de Meio Ambiente e a de Segurança. Se for o caso,podemos até, formar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), e agendar uma reunião com o prefeito Ademário Oliveira,para que as autoridades locais tomem um posicionamento.

Lula Terras – MTb. 13.553