Rafael Tucla propõe Programa Municipal de Arborização Urbana

Na última sessão (31/07), os vereadores aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei Nº 107/2017, que cria o Programa Municipal de Arborização Urbana, destinado a desenvolver ações para implantação, gestão e conservação das áreas verdes. A iniciativa é de autoria Rafael Tucla (PT) e tem o objetivo de ampliar a cobertura vegetal no trecho urbano da cidade.

O parlamentar explicou que o programa será desenvolvido por meio de um conjunto de ações educativas, preventivas e de manejo e conservação de áreas verdes. Com essas atividades, espera-se conscientizar a população sobre a importância de um ambiente ecologicamente equilibrado, inclusive como indicador de qualidade de vida.

Rafael Tucla (PT) comentou que, além do controle da poluição, através da absorção de poeiras e gases tóxicos, as árvores garantem o sombreamento nas calçadas e leitos viários. O parlamentar lembrou também que a arborização contribui para a redução de enchentes, melhora do clima e conservação da biodiversidade, tão vital à vida humana.

O vereador ainda afirmou que um dos maiores focos de atenção dos vereadores se refere ao estado das calçadas destruídas por árvores inapropriadas para os passeios públicos. Dessa maneira, Rafael Tucla disse acreditar que o programa pode contribuir com a administração municipal ao regulamentar a arborização, de modo que as árvores não causem prejuízos à população.

O projeto será votado em segunda discussão na próxima sessão (07/08).