Representantes da ELD participam de encontro estadual das Escolas do Legislativo

Foto: Imprensa/CMG

Na última sexta (07/12), integrantes da Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) de Cubatão participaram do IV Encontro das Escolas do Legislativo e Contas do Estado de São Paulo no salão de eventos da Câmara Municipal de Guarujá. O evento teve o objetivo de fortalecer esses órgãos institucionais, a partir da troca de experiências no campo da educação para a cidadania e da formação de servidores e agentes políticos.

Participaram da mesa oficial do evento o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Augusto Madruga; o presidente da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (Apel); o presidente da Câmara Municipal de Guarujá, o vereador Edílson Dias (PT); e o jurista e deputado federal eleito Luiz Flávio Gomes (PSB), que ministrou a conferência de abertura.

Gomes comentou que todas as instituições no Brasil estão desmoronando, como se fossem peças de um dominó. “Elas foram perdendo sua importância, uma após a outra. Daí a crise generalizada”. O deputado eleito defendeu a democracia digital por promover experiência de participação, deliberação e vigilância sobre o representante eleito. Criador do movimento de combate à corrupção “Quero um Brasil Ético” e doutor em Direito Penal, o jurista criticou o projeto Escola Sem Partido por entender que todas as correntes filosóficas precisam ser abordadas em sala de aula. “Ensinar não é doutrinar”, ressaltou Gomes.

Na seqüência, o encontro contou com as palestras da cientista política Juliana Fratini e do gestor em políticas públicas Renato Eliseu Costa. A primeira discutiu a questão da imagem dos candidatos construída nas redes sociais e como esse fator semiótico pode influenciar na decisão do eleitorado. Já o segundo expositor comentou sobre a gestão das escolas do legislativo, a partir das perspectivas econômica, administrativa e sociopolítica, que reverberam tanto na teoria quanto na prática. Costa convidou os participantes a avaliarem o trabalho que está sendo desenvolvido por esses órgãos institucionais de educação cidadã.

Por último, os representantes das escolas do legislativo das cidades de Guarujá, Cubatão, Itapevi, Campinas, Sorocaba, Taboão da Serra, Bragança Paulista e Piracicaba, e do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) apresentaram um balanço das atividades desenvolvidas, além de projetos inovadores de letramento político de incremento à participação popular.

Douglas Predo, coordenador da ELD, comentou que o encontro representou uma experiência enriquecedora ao possibilitar a troca de experiências entre as diferentes cidades. Para 2019, a Escola do Legislativo e da Democracia pretende elaborar seu projeto político-pedagógico, além de estabelecer parcerias com instituições de ensino da região, Interlegis, Enap e Tribunal de Contas. A ELD também tem o objetivo de oferecer cursos de formação para grupos específicos (servidores públicos, assessores parlamentares, vereadores, conselheiros tutelares, entre outros).

registrado em: