Rodrigo Alemão quer explicações da Seduc sobre alterações no EJA

O remanejamento das turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade de ensino Padre José de Anchieta para a UME Bernardo José de Lorena está gerando uma série de reclamações de estudantes da cidade. Na última sessão (12/12), o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão, apresentou requerimento em que pede explicações da Secretaria de Educação (Seduc) acerca dos estudos técnicos que justificam as mudanças no EJA.

Segundo Rodrigo Alemão, a Seduc alegou que a alteração se faz necessário por conta da redução de estudantes neste semestre nas quatro turmas do EJA da UME Padre José de Anchieta, além da baixa frequência constatada em visitas periódicas da secretaria na escola.

O presidente da Câmara disse ter sido procurado por estudantes da UME Padre José de Anchieda e líderes comunitários do Jardim Costa e Silva na semana passada para tratar desse assunto. Depois disso, o vereador se reuniu com o secretário interino de Educação, o ex-prefeito Pedro de Sá, o qual reiterou a necessidade da unificação das turmas do EJA em razão da redução de estudantes, comprovada por meio de estudos e pesquisas realizados pela Seduc.

"Se não ficar comprovada a baixa frequência na referida unidade de ensino, é preciso rever a decisão", disse o presidente da Câmara. O vereador ressaltou que é importante que a Câmara tenha acesso aos dados que nortearam essa resolução da Seduc.

Ivan Hildebrando (PSB) criticou as mudanças que estão sendo implantadas pela Seduc sem a devida discussão. Ele lembrou que na gestão anterior, a secretaria fez uma série de alterações que geraram muita insatisfação entre estudantes, professores e pais de alunos. O vereador defendeu que decisões da pasta sejam amplamente debatidas com a participação da Comissão Educação, Cultura e Assistência Social da Câmara. "O que gera descontentamento é a desinformação. As pessoas dizem que estão sendo prejudicadas", ponderou Hildebrando.