Rodrigo Alemão solicita a vinda da Carreta da Mamografia para Cubatão

crédito: Rodrigo Palassi

Na sessão de ontem (23), o presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), apresentou requerimento solicitando ao Executivo Municipal que busque junto à da Secretaria de Estado da Saúde a vinda da Carreta da Mamografia, do programa "Mulheres de Peito". O vereador disse que existem hoje mais de 800 mulheres na cidade aguardando a realização deste tipo de exame.

A carreta-móvel oferece mamografias grátis sem a necessidade do pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo ocorram mais de um milhão casos de câncer de mama por ano, sendo aquele que mais incide sobre a população feminina.

Rodrigo Alemão lembrou que o estado de São Paulo apresenta a melhor cobertura para rastreamento de câncer de mama no país, mas ainda se encontra abaixo da meta preconizada pelo OMS, que seria a cobertura de, no mínimo, 70% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Para o presidente da Câmara, a vinda da Carreta da Mamografia também contribuiria para conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame. Ele ainda afirmou que além de facilitar o acesso à mamografia, é preciso garantir tratamento para as pacientes que tiverem o diagnóstico de câncer confirmado.

Os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama são múltiplos, variando entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando, dessa forma, a intervenção direta de programas de prevenção.

Poupatempo Móvel

Rodrigo Alemão também apresentou requerimento pedindo à Prefeitura que faça gestões junto ao governo do Estado para que o Poupatempo Móvel se instale periodicamente na cidade, tendo um calendário pré-estabelecido. Como a unidade fixa do órgão só é destinada para mais de 200 mil habitantes, Cubatão hoje não poderia contar com esse serviço.

No Poupatempo Móvel, os cidadãos poderão solicitar a emissão de documentos e utilizar os serviços públicos pela Internet. Na unidade também são emitidos RG, Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), B.O Eletrônico, consulta de multas e pontuação na Carteira de Habilitação (CNH), além de emissão de segunda via de contas, entre outros serviços.