Febre Amarela é tema de reunião entre vereadores e secretária de Saúde

Inicialmente prevista para começar no dia 3 de fevereiro, a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela foi antecipada em uma semana, devendo começar no próximo dia 25, e término no dia 17 de fevereiro. Para tratar sobre o assunto, a secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro, esteve reunida na manhã desta quarta (17/01) com vereadores na Câmara Municipal.

A secretária informou que a decisão, na alteração das datas foi do Governo do Estado, que tinha disponibilizado 1,5 milhões de doses e até conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, o aumento em 1 milhão de doses da vacina para o Estado. Em Cubatão, a expectativa é que toda a população em condições de receber a vacina seja imunizada. Ela lembra que em 2017, cerca de 3.500 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, durante o ano todo.

Andréia destaca ainda que, em casos como dos portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme, será necessário que seja feita consulta com seus médicos antes de ser vacinada.

Vacinação - A campanha será desenvolvida em 13 unidades de Saúde do Município, das 8 às 17 horas. A secretária lembra que, ao contrário de outras regiões do Estado, em Cubatão não houve registros da presença da febre amarela, portanto, recomenda que as pessoas tenham o bom senso de respeitar algumas prioridades, como de pessoas com viagem marcada para regiões onde há registros. Ela recomenda que, no caso de dúvidas, que as pessoas entrem em contato com a unidade de saúde, mais próxima de sua casa (relação abaixo).

Confiante em que a campanha seja realizada sem problemas, o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Alemão (PSDB) fez um pedido à secretária, que seja destinado um dia especial da campanha, para atender funcionários da Câmara e Prefeitura. Ele entende que, assim essas pessoas não tenham que se ausentar de seu posto de trabalho durante o expediente. Andréia ficou de estudar uma forma de atender a solicitação.

A reunião aconteceu no Gabinete da Presidência e além do presidente Rodrigo Alemão, também participaram os vereadores Sérgio Calçados (PPS), Lalá (SD), Fábio Roxinho (MDB) e Ricardo Queixão (PDT).

Confira a lista de locais de vacinação da campanha:

Unidade de Saúde da Família (USF) Cota 200
Endereço: Via Anchieta, Km 50 - Cota 200

USF Cota 95
Endereço: Rua Marginal do Oleoduto s/nº - Cota 95

USF Ilha Caraguatá
Endereço: Rua Fued Farah s/nº - Ilha Caraguatá

USF Jardim Nova República (Bolsão 8)
Endereço: Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio s/nº
Jardim Nova República