Sérgio Calçados homenageia Associação Capoeira Pelourinho

Na última sessão (14/11), o vereador Sérgio Calçados (PPS) apresentou moção de aplauso, aprovada no plenário, para destacar o trabalho desenvolvido pela Associação Capoeira Pelourinho de Cubatão. O parlamentar recordou que a modalidade foi trazida para a cidade por Jorge Afonso de Paula, o mestre Carvoeiro, discípulo de Corisco, na década de 70, sendo que a entidade foi fundada em 14 de maio de 1979.

Sérgio Calçados comentou que após a morte de Carvoeiro em março do ano passado, Alex Sandro Miranda, o mestre Zoinho, assumiu a associação, realizando um importante trabalho social com crianças, adolescentes e adultos, contribuindo tanto para formar cidadãos de caráter quanto para elevar o nome de Cubatão na capoeira.

A Associação de Capoeira Pelourinho de Cubatão têm a missão de promover o desenvolvimento sociocultural e inclusivo de jovens e adolescente através do esporte. A entidade participa de batizados, festivais, trocas de cordas e encontro de artes em toda Baixada Santista e no estado de São Paulo. No último dia 29 de outubro de 2017, os alunos competiram no Campeonato Andreense, que ocorreu em Santo André, e conquistaram várias medalhas e troféus.

O vereador do PPS disse que a associação presta um grande serviço à sociedade cubatense por oferecer uma atividade cultural e esportiva para jovens que viviam na ociosidade. Ele destacou ainda que a capoeira foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos e, por isso, é um patrimônio cultural a ser valorizado.

2ª Discussão

Durante a última sessão, também foram aprovados, por unanimidade, dois projetos em segunda discussão. O primeiro, de autoria do vereador Ivan Hildebrando (PSB), declara de utilidade pública a Associação de amigos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC).

O segundo projeto, de autoria de Toninho Vieira (PSDB), trata da criação do programa municipal de práticas restaurativas, que tem o objetivo de promover a cultura da paz, através da mediação de conflitos.

Os referidos projetos seguem agora para a sanção do Executivo Municipal.