Sérgio Calçados pede vinda da Carreta do Homem para realização de exames preventivos

Sérgio Calçados pede vinda da Carreta do Homem para realização de exames preventivos

crédito: Rodrigo Palassi

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Preocupado com esse quadro, o vereador Sérgio Calçados (PPS) apresentou na sessão de ontem (25/10) um requerimento em que pede à Prefeitura que adote as medidas necessárias para viabilizar a vinda da "Carreta do Homem" ao município. A unidade móvel, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, disponibiliza consultas médicas com clínico geral, exames de ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, vias urinárias e próstata) e coleta de material para exames laboratoriais.

Sérgio comentou que o preconceito ainda causa muita resistência em fazer o exame preventivo por parte dos homens. O vereador disse que, ao contrário da mulher, que passa por esse tipo de teste naturalmente, a população masculina trata o assunto como tabu. O parlamentar acredita que a mudança desse comportamento começa com uma transformação cultural.

Érika Verçosa (PSDB) afirmou que o homem consciente e esclarecido se previne. Ela disse que é necessário investir em campanhas de conscientização para quebrar o estigma em torno do exame do toque retal. A vereadora disse ainda que o câncer é uma doença terrível, que abala toda a família.

A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. Tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de somente a porção posterior e lateral da próstata poder ser palpada. Segundo especialistas, é recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

 

Academia ao Ar Livre

Sérgio Calçados apresentou requerimento solicitando que a Prefeitura viabilize a implantação do projeto Academia ao Ar Livre nas praças públicas do município. Segundo o vereador, a aquisição de equipamentos poderá ser feita em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

O vereador do PPS também apresentou requerimento pedindo à administração municipal que viabilize o mausoléu dos atletas no Cemitério Municipal.