Servidores da Câmara participam de encontro estadual das Escolas do Legislativo

Foto: CMSP

Uma comissão formada por servidores da Câmara Municipal de Cubatão participou, na última sexta (08/12), do II Encontro das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo na Câmara Municipal de São Paulo. O evento teve o objetivo de discutir ações e desafios comuns desses órgãos parlamentares, além da troca de experiências entre as cidades.

O diretor da Escola do Parlamento de Itapevi e presidente da Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas), Roberto Lamari, contou para os participantes algumas das atividades desenvolvidas pela instituição. “O grande projeto que temos é o de educação política para a sociedade. Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e vamos até as escolas para mostrar aos estudantes a importância do Legislativo, do voto e da participação na política. Esses jovens participam de um concurso de redação sobre o tema”, disse.

O presidente da Apel disse que o encontro foi muito produtivo. “A troca de experiência é importante para sabermos o que podemos compartilhar para poder produzir mais com menos para sociedade”, disse Lamari.

O diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Humberto Dantas, detalhou as parcerias feitas com universidades que elevam o nível dos cursos. “Várias das nossas atividades foram feitas com escolas de nível superior e essa é uma boa medida que outras cidades podem fazer para tornar o processo rico”, disse.

Dantas também considerou importante a troca de experiências. “Reunirmos essas escolas para pensarmos em ações conjuntas faz com que as instituições ganhem na medida em que poderemos aprimorar nossas atividades”, disse.

Participaram representantes das cidades de Araraquara, Bálsamo, Bragança Paulista, Campinas, Cotia, Cubatão, Guarujá, Itapevi, Itú, Itupeva, Louveira, Osasco, Piracicaba, Poá, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba e Taboão da Serra, além do Instituto Instituto do Legislativo Paulista (ILP) Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), vinculada ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O projeto de resolução, de autoria do vereador Rafael Tucla (PT), que cria a Escola do Legislativo e da Democracia no âmbito da Câmara de Cubatão foi aprovado na última sessão (05/12). A iniciativa agora aguarda ser regulamentada para definir as atividades que serão desenvolvidas em 2018.