Sessão Solene rememora Afonso Schmidt e homenageia personalidades da cidade
A Câmara promoveu ontem (28/06) a Sessão Solene Comemorativa à 43º Semana Afonso Schmidt. A oradora oficial da solenidade, a diretora artística da Companhia de Dança de Cubatão, a bailarina Vanessa Toledo, destacou que o maior expoente cultural da cidade acertou quando vislumbrou que o município seria um celeiro de artistas. Durante o evento, personalidades do campo da cultura também receberam homenagens das bancadas com representação no Legislativo.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e a mesa dos trabalhos foi formada pelo vice-prefeito e secretário de Cultura, Pedro de Sá; a diretora-secretária do Legislativo, Vanessa Mesquita; o coordenador dos Grupos Artísticos, o maestro Roberto Farias; o memorialista e escritor Arlindo Ferreira, além da oradora oficial.
Em seu discurso, Vanessa optou em ler uma carta a Afonso Schmidt, em que descreve como se encontra a cidade idealizada por ele na livro Zanzalá, considerado umas das primeiras obras de ficção científica brasileira. A diretora artística destacou que o escritor foi um homem à frente de seu tempo, capaz de fazer profecias sobre a Cubatão de 2028. A homenageada ainda frisou que os herdeiros de Schmidt seguem acreditando no poder transformador da educação e das artes.
Desde 2009, sob a direção de Vanessa Toledo, a Companhia de Dança de Cubatão conquistou vários títulos em importantes competições nacionais e internacionais, como: Festival de Joinville, Festdança, Passo de Arte, Bravos Excellence, Festival de Joinville, Valentina Koslova Internacional e Ballet Competition. Servidora Pública desde 2006, a oradora oficial tem conhecimento e experiência em balé clássico, jazz musical e contemporâneo e dança de rua.
Após a homenagem à oradora oficial da solenidade, os vereadores fizeram a outorga da Medalha Afonso Schmidt a personalidades artísticas e culturais da cidade. Foram elas: Geny Magalhães (indicada pelo PT); Manoel Ferreira da Cunha Correia (PSB); Welington Ribeiro Borges (MDB); Rilson da Silva Melo (PRB); Gilda Alves Ferreira Coelho (PPS); Marcela Oliveira (PDT); Jessica Oliveira (SD) e Coral Cântico Celeste (PSDB).
Roberto Farias lamentou o desconhecimento de jovens acerca da vida e obra de Afonso Schmidt, que, segundo ele, deveria ser reverenciado pelas novas gerações. Ele comentou que as pessoas sabem que existe praça, rua e escola com o nome do escritor, mas que não fazem ideia da dimensão do legado dele. O maestro também fez um apelo às autoridades para que a vocação artística da cidade seja preservada.
O vice-prefeito, representando a administração municipal, parabenizou os homenageados pelo trabalho cultural e artístico desenvolvido na cidade. O gestor ainda ressaltou a conquista do título de Município de Interesse Turístico (MIT) a Cubatão, entregue pelas mãos do governador Marcio França. Pedro de Sá comentou que com essa outorga a cidade tem possibilidade de criar um novo modelo de desenvolvimento, que valorize as atrações cubatenses.
A Sessão Solene Comemorativa à 43º Semana Afonso Schmidt contou com as apresentações dos bailarinos Lucas Maia e Isabella Oliveira, da cantora Marcela Oliveira e do Coral Cântico Celeste.