Sonia Onuki exalta data comemorativa mas critica desigualdade de gênero

crédito: Rodrigo Palassi

"Não podemos falar em fragilidade, mas em força e transformação", destacou Sonia Maria da Silva Onuki, oradora oficial da Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, ocorrida ontem (08/03) no plenário da Câmara Municipal. A homenageada, que é educadora e presidente do Club Soroptmist Internacional de Cubatão, exaltou o simbolismo da data durante seu discurso de agradecimento, mas também criticou a desigualdade de gênero que persiste no Brasil e no mundo.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), que transmitiu a condução dos trabalhos para a vereadora Érika Verçosa (PSDB), única parlamentar eleita da atual legislatura. Além de Sonia Onuki, a mesa ainda foi composta pela ex-presidente do Club Soroptimist de Cubatão, Rosângela Andrade, e o vice-prefeito da cidade, Pedro de Sá Filho.

Sonia Onuki fez um resgate histórico para falar da luta das mulheres por igualdade de direitos. A educadora comentou que no século XIX surgiram no Reino Unido e nos Estados Unidos os primeiros movimentos feministas que reivindicavam, entre outras bandeiras, o direito ao voto, que na época era restrito aos homens.

"Conquistamos a liberdade de expressão, de escolha, de ascendermos a cargos tidos historicamente masculinos, políticas públicas e leis foram aprovadas a favor da condição feminina, mas ainda assim, a mulher contemporânea continua a sofrer preconceitos", lamentou Sonia Onuki.

A homenageada ainda comentou sobre os números alarmantes divulgados recentemente sobre a condição feminina no Brasil. Segundo o estudo Every Last Girl, da ONG internacional Save The Children, o país é um dos piores do mundo para as meninas, se igualando a nações como Guatemala, Nova Guinea, Sudão e Burundi. O relatório leva em consideração problemas que comprometem o desenvolvimento e independência da mulher, como casamento na infância e adolescência, gravidez precoce, mortalidade materna, violência doméstica, baixa representação política e falta de acesso à educação básica.

A solenidade também homenageou mulheres que se destacaram nas áreas cultural, artística e social. São elas: Alaide Santana de Figueiredo de Andrade, indicada pela bancada do PMDB; Célia de Souza Cedro (PT); Célia Lopes da Cunha (SD); Iolanda Iris Fernandes Rodrigues (PSDB); Neide Gonzaga Mantovani (PRB); Patrícia Arakaki (PPS); Valdisélia Lima Nascimento (PDT); e Verginia Helena da Silva Ramos, (PSB).

Pedro de Sá disse que as mulheres são exemplos de luta e perseverança. Ele afirmou que os homem precisam ser cuidadosos e respeitosos com as mulheres, prestigiando e enaltecendo suas qualidades. O vice-prefeito ainda pediu que todos, independente de gênero ou raça, se unissem neste momento de crise para que se construa uma cidade mais forte e solidária.

A solenidade contou com a apresentação do Coral Zanzalá e de integrantes da Companhia de Dança de Cubatão.

Sonia Onuki exalta data comemorativa mas critica desigualdade de gênero