Toninho Vieira apresenta medidas para a recuperação da economia local
Em vista das dificuldades econômicas que a cidade vem enfrentando, o vereador Toninho Vieira (PSDB) apresentou, na sessão de ontem (07/11), um requerimento propondo três medidas para retomar o crescimento econômico no município.
O requerimento tem o objetivo de promover o incentivo a inovação, a pesquisa, além do desenvolvimento da capacitação tecnológica. No documento aprovado em plenário, destaca-se a necessidade de mediação do diálogo entre o comércio local com empreendedores e as empresas do Polo Industrial.
O vereador Rafael Tucla (PT) elogiou a iniciativa de Toninho, mas fez uma ressalva acerca da necessidade da Prefeitura dar o exemplo no sentido de incentivar o empreendedorismo local. O parlamentar comentou que se a administração não abre as portas para os empresários da cidade não há possibilidade de desenvolver a atividade comercial no município.
Mudança
A primeira parte do requerimento apresentado pelo vereador propõe a mudança da nomenclatura e estrutura da Secretaria de emprego e desenvolvimento sustentável para Secretaria de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação (SDECTI).
O documento defende que a mudança atrairá um maior investimento para a cidade e irá fortalecer o apoio ao pequeno e micro empreendedor. Também expandirá o acesso a o ensino superior profissionalizante e incentivará a pesquisa cientifica e tecnológica.
Criação
Na sequência, o requerimento pede a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Toninho aponta a necessidade do fundo para assegurar a aplicação de recursos nas áreas de ciências, tecnologia, inovação e geração de empregos.
Reativação
Por fim, é requerido a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Na intenção de favorecer o diálogo com o comércio e auxiliar na criação de políticas fiscais para as empresas do Polo Industrial.
Segundo o parlamentar, a reativação do conselho tenciona assegurar a viabilização da participação dos pequenos e micro empreendedores.