Tribuna Popular: Munícipes cobram ação contra déficit habitacional na cidade

crédito: Rodrigo Palassi

A Câmara Municipal promoveu ontem (04/04), pela primeira vez, a Tribuna Popular, mecanismo criado pelo Legislativo Cubatense para que munícipes possam apresentar críticas, sugestões e comentários sobre temas de interesse coletivo. Adriano Gomes Bernardino e Jonas Silva dos Santos, representantes da Associação Unidos por Moradia e Desenvolvimento Social (AUMEDS), trataram dos problemas habitacionais enfrentados pela cidade.

Bernardino, presidente da AUMEDS, solicitou que o Legislativo promova uma audiência pública, envolvendo os vereadores, a Prefeitura, a CDHU e os deputados da região para discutirem o déficit habitacional de Cubatão. A ideia é buscar soluções conjuntas para resolver o drama de centenas de pessoas que hoje estão pagando aluguel ou morando em condições precárias.

Já Santos, vice-presidente da AUMEDS, cobrou a CDHU por não construir até hoje um centro comunitário no conjunto habitacional do Programa Serra do Mar. Ele também criticou a companhia estadual por notificar os moradores, que estão inadimplentes com as parcelas, com a ameaça de leilão de seus imóveis. Para o munícipe, a CDHU, por ter sido isenta das de taxas de obras por parte da Prefeitura, deveria ter mais sensibilidade com os condomínios, principalmente os que se encontram desempregados.

A Tribuna Popular ocorre sempre antes do início da primeira e da terceira sessões ordinárias do mês e tem a duração máxima de dez minutos. Para fazer uso da Tribuna Popular, o cidadão interessado deverá apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no protocolo da Casa de Leis, com antecedência mínima de cinco dias da data requerida.

Mais informações sobre o funcionamento da Tribuna Popular podem ser obtidas pelo telefone (13) 3362-1000 ou pelo email imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.