Vereadores cobram explicações da Sabesp sobre falta de água e buracos na cidade

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB) e os vereadores Ivan Hildebrando (PSB), Ricardo Queixão (PDT) e Wilson Pio (PSDB) se reuniram hoje (16/02) com o gerente da unidade Cubatão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Cubatão, William de Araújo Limoeiro. Na pauta do encontro, a constante falta de água em alguns bairros da cidade e a série de problemas ocorridos em função de obras da Companhia. O secretário municipal de Obras, Benaldo Melo de Souza, também participou do encontro.

Os vereadores exigiram que a Sabesp apresente o mais rápido possível um cronograma para as obras de troca da rede de abastecimento no município, que seria muito antiga, favorecendo o surgimento de vazamentos. Rodrigo Alemão lembrou que, na última segunda (12/02), procurou a Companhia para reclamar da falta de água em algumas localidades da cidade.

O presidente da Câmara disse que é preciso avisar a população com antecedência sobre a falta de água até para que as pessoas possam se preparar, principalmente em um período de altas temperaturas. Rodrigo Alemão criticou a má qualidade dos serviços prestados pela Sabesp, o que vem gerando grande insatisfação nos moradores locais, demonstrada nos comentários feitos nas redes sociais.

Ivan Hildebrando disse que a Companhia precisa respeitar a população de Cubatão, sendo inadmissível o corte de fornecimento de água sem comunicar previamente as pessoas. O vereador do PSB apresentará na próxima sessão requerimento para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para debater os problemas causados pelas obras da Sabesp na cidade e discutir a renovação de contrato entre a Companhia e a Prefeitura.

Já Ricardo Queixão defendeu o uso do Código de Posturas do Município para fiscalizar as obras da empresa estadual. Ele lembrou o acidente ocorrido no Jardim Casqueiro, que vitimou uma pessoa num buraco deixado pela Companhia. “Queremos a Sabesp fora de Cubatão”, sentenciou o vereador.

O gerente da Sabesp em Cubatão contestou algumas informações divulgadas pela imprensa local no que se refere ao suposto desvio de água de Cubatão para Santos. “A rede de abastecimento da cidade é exclusiva”. Limoeiro afirmou que a Companhia já tem contrato com uma empresa de manutenção que será responsável pelas obras na cidade inteira, sendo que o início delas depende da liberação da Prefeitura.

Souza se comprometeu a expedir um alvará para todas as obras relativas à troca da rede de abastecimento. O gestor disse que aguarda o cronograma de serviços por parte da Companhia.

Nas próximas semanas uma nova reunião será marcada entre Câmara, Prefeitura e Sabesp.