Vereadores conhecem Escola do Legislativo do Guarujá

Foto: Assessoria CMG

O presidente da Câmara Rodrigo Alemão (PSDB) e o primeiro-secretário Marcinho (PSB) conheceram hoje (23/11) a Escola do Legislativo do Guarujá (ELG). Os parlamentares de Cubatão foram recepcionados pelo presidente da Câmara do Guarujá, Edilson Dias (PT), e a diretora do órgão parlamentar, Vanessa Ratton.

O objetivo da visita ao Parlamento Guarujaense foi conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas pela ELG. Vanessa explicou que o órgão tem o objetivo de oferecer cursos de formação e de qualificação à população, aos funcionários do legislativo e aos próprios vereadores.

A diretora ainda comentou que a ELG oferece cursos EaD da plataforma Interlegis do Senado Federal e eventos relacionados à promoção da cidadania, como a formação de lideranças políticas e capacitação de conselheiros tutelares.
O presidente da Câmara do Guarujá além de destacar os cursos realizados pela ELG ao longo deste ano, também comentou sobre as experiências resultantes das edições dos projetos "Câmara no Bairro" e "Câmara Jovem”, que integram as atividades da Escola do Legislativo, e aproximam a sociedade dos representantes eleitos.

Este ano, a ELG foi reconhecida pela Associação Brasileira de Escolas Legislativas (ABEL) e está concorrendo como uma das melhores instituições de cursos legislativos do país pelos seus mais de 25 cursos e 1000 participantes ao longo do ano. Além disso, o projeto está entre os finalistas do Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas.

A ELG está concorrendo como uma das melhores instituições de cursos legislativos do país numa premiação da Associação Brasileira de Escolas Legislativas (ABEL). Além disso, a iniciativa está entre os finalistas do Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, promovido pelo Movimento Voto Consciente.

“Nós vivemos numa região metropolitana, temos problemas e soluções comuns”, destacou Rodrigo Alemão ao comentar sobre o intercâmbio de ideias entre os parlamentos das duas cidades. “Acompanhamos que o poder Legislativo do Guarujá teve uma ótima aproximação com a população, através dessas ações, e entendemos que podemos adotar medida semelhante, adequando para realidade de Cubatão”, completou o presidente da Câmara.

O projeto de lei da Escola do Parlamento, nos mesmos moldes da ELG, deve ser apreciado ainda este ano pelo plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vereador Rafael Tucla (PT).