Jair do Bar homenageia intercambista cubatense do programa "Prontos pro Mundo"
O vereador Jair do Bar (PSDB) apresentou ontem (19/03), em sessão plenária, moção de aplauso estudante cubatense Nickolas Reis Santos, selecionado pelo programa "Prontos Pro Mundo", da secretaria estadual do Estado de São Paulo, para um intercâmbio para a Austrália. O parlamentar destacou o feito do adolescente e parabenizou familiares e educadores, que o ajudaram a superar as dificuldades. “Que sua história sirva de inspiração a outros jovens seguirem seus sonhos e a buscarem sempre o melhor para o seu futuro.”, ressaltou o autor da moção.
Nickolas, que é aluno da Escola Estadual Prof. Zenon Cleantes de Moura, no bairro da Fabril, conquistou a vaga após pré-seleção com base no desempenho do aluno no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) na edição de 2023, que incluiu uma prova de proficiência para o intercâmbio neste ano.
O vereador Guilherme Amaral (PSD) ressaltou o desempenho do jovem, assim como o papel dos professores e mestres no apoio ao seu desenvolvimento acadêmico. "Como educador, é extremamente enriquecedor ver jovens tão talentosos, que se inspiram e utilizam a educação como um meio de impulsionar seu próprio crescimento", afirmou.
Batoré (Agir) mencionou que o Zenon é um celeiro de talentos na área da educação. Ao parabenizar os pais e os mestres do jovem Nickolas, o parlamentar ressaltou que a conquista do intercambista reflete uma visão diferente da realidade da comunidade, em que se mostra o alcance e o poder que é possível conquistar.
O programa Prontos pro Mundo, criado pela Lei Estadual Nº 17.861/2023, oferece de forma gratuita e supervisionada a alunos regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino, intercâmbio educacional internacional, com o objetivo de aprimorar o conhecimento de uma língua estrangeira e ampliar conhecimentos sobre a cultura local.
Em 2025, o Prontos pro Mundo levará 1 mil adolescentes para estudar em países de língua inglesa, como Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, com 500 alunos embarcando entre janeiro e abril, e outros 500 selecionados para viajar no segundo semestre.