Marcinho solicita formação de CEV para melhorias no fluxo de atendimento à saúde
O vereador Marcinho (PSB) solicitou, em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir o fluxo de atendimento para agendamento de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos para moradores de Cubatão. A solicitação, que foi feita na última terça (11), tem o objetivo de assegurar maior transparência na fila de espera junto a regulação de vagas, considerando a alta demanda de saúde no de município. A CEV, formada por cinco vereadores, terá 60 dias para diagnosticar a situação e propor alternativas.
No requerimento, Marcinho menciona que a cidade conta com dezoito Unidades Básicas de Saúde (UBS), que prestam atendimento em diversas especialidades e estão distribuídas por vários bairros da cidade. Contudo, o parlamentar criticou o fluxo de atendimento, especialmente em unidades que oferecem especialidades, como ginecologia, e outras que não possuem esse tipo de serviço. Além disso, a diferença no horário de funcionamento das unidades – algumas atendendo até as 15h e outras até as 17h – também foi citada como um problema a ser resolvido.
“Como vereadores, somos fiscais do município e nossa responsabilidade é garantir que o munícipe cubatense tenha um atendimento digno e eficiente. Não existe uma organização para o atendimento, o que impede que possamos oferecer um serviço melhor”, ressaltou o parlamentar durante a sessão.
Marcinho ressaltou que, diante da crescente demanda por serviços de saúde no município, é essencial organizar e aprimorar os processos, a fim de garantir um atendimento mais eficiente e ágil para os cidadãos cubatenses. O parlamentar do PSB apontou ainda a dificuldade enfrentada por muitos munícipes, que chegam a aguardar até um ano para serem atendidos em exames, consultas ou procedimentos cirúrgicos, o que evidencia a falta de planejamento e organização no sistema de saúde da cidade.
Ordem do Dia
Os parlamentares aprovaram o projeto de lei (PL) Nº 19/2025, de Rony Martins, que cria a Semana da Gestante para a promoção materno-infantil e incentivo ao acompanhamento e da preparação para a maternidade. A matéria foi aprovada em segunda discussão e segue agora para a sanção do prefeito e redação finall.