Núcleo Habitacional da Vila Esperança receberá o nome de Bruno Covas

Núcleo Habitacional da Vila Esperança receberá o nome de Bruno Covas

Foto: Rodrigo Palassi

Leonardo Cruz sob supervisão

A Câmara aprovou ontem (5), em sessão ordinária, o projeto de lei Nº 49/2024, de autoria do vereador Alexandre Topete (PSD), que nomeia os conjuntos habitacionais Cubatão AB da Vila Esperança como Bruno Covas. A proposta homenageia o ex-prefeito de São Paulo, que faleceu aos 41 anos, em 2021, vítima de um câncer. Covas atuou como secretário de meio ambiente, deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito da referida grande cidade.

Em sua justificativa, Topete ressalta que Bruno Covas nasceu em Santos e trilhou carreira como advogado, economista e político. A matéria diz que, em 2016, Covas foi eleito vice-prefeito de São Paulo e, em abril de 2018, com a renúncia do ex-governador estadual João Dória para estar à frente da prefeitura, foi ele quem assumiu o governo da administração municipal paulistana. Segundo o documento, no ano seguinte, o chefe do Poder Executivo foi diagnosticado com um câncer e, após dois anos de luta contra a doença, veio a falecer em 16 de maio de 2021, no Hospital Sírio Libanês.

O parlamentar do PSD também menciona que, na época, as cidades de Santos e São Paulo, em razão do falecimento e notável trajetória política de Covas, decretaram luto oficial. O vereador diz que a nomeação dos conjuntos habitacionais é uma singela homenagem no município de Cubatão ao ex-prefeito paulistano.

Segundo o projeto de lei, Bruno Covas era neto do ex-governador do Estado de São Paulo, Mário Covas. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário e, agora segue para sanção do prefeito e redação final.