Parlamentar defende reestruturação administrativa da secretaria municipal de Esportes

Leonardo Cruz sob supervisão

A Câmara aprovou na última terça (18), em sessão ordinária, o requerimento Nº 10/2024, que solicita ao Poder Executivo um novo projeto de lei para a reforma administrativa da secretaria de Esportes. Sérgio Calçados (PSB), autor do pedido exige que a referida matéria contemple a criação de novos cargos administrativos para a pasta. De acordo com a requisição, o vereador também requeri, por meio de concurso público, a contratação de novos profissionais de Educação Física.

No requerimento, Sérgio Calçados ressalta que a secretaria de Esportes, desde a criação, nunca possuiu a sua própria estrutura administrativa. O vereador cita que, atualmente, a pasta é focada em atender projetos de organizações sociais, em razão de não ter um plano devido para o município e que, além de profissionais especializados, faltam investimentos nos bens públicos esportivos. Segundo o parlamentar, um projeto de reforma tramita no Executivo para suprir essas demandas.

Além disso, no documento, o vereador também enfatiza que Cubatão sempre foi destaque nesse segmento. No entanto, o parlamentar menciona que, na cidade, as escolinhas das modalidades esportivas não acontecem mais e, por falta de propostas da secretaria, as atividades dependem sempre de emendas parlamentares do Poder Legislativo. Por fim, Sérgio Calçados reiterou que o esporte não é pauta prioritária no Executivo no tocante a políticas públicas.

O vereador do PSB informou que, atualmente, os servidores que atuam na secretaria de Esportes são gerenciados pela pasta de Educação. Segundo ele, o intuito da proposta é restabelecer a estrutura administrativa e criar políticas públicas, considerando o pequeno orçamento do referido setor. Sendo assim, o parlamentar afirmou que a prestação desse serviço só será possível após a referida reformulação.

Centro de atendimento TEA e TDAH

Durante a sessão, o vereador Alexandre Topete (PSD) solicitou, por requerimento, a implementação de um centro de atendimento para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Na requisição, o autor do pedido menciona o aumento dos diagnósticos na cidade e ressalta os desafios enfrentados por essas crianças. Além do atendimento especializado a elas, o parlamentar pede ao Poder Executivo que aborde a demanda junto aos órgãos competentes.